INÉDITO

Basquete do Regatas mostra força no Rio e vai à fase final do Brasileiro sub-19

Time de Campinas foi o campeão invicto da etapa classificatória disputada no Tijuca Tênis Clube

Esportes Já
28/04/2025 às 16:08.
Atualizado em 28/04/2025 às 16:08
Clube Campineiro de Regatas e Natação durante a cerimônia de premiação (Divulgação)

Clube Campineiro de Regatas e Natação durante a cerimônia de premiação (Divulgação)

Destaque nas disputas do Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) Sub-15 e Sub-17, o basquete do Clube Campineiro de Regatas e Natação começa agora também a alcançar bons resultados no sub-19. Em sua primeira participação na competição, a categoria sagrou-se campeã da fase classificatória, disputada entre os dias 4 e 9 de abril, no Tijuca Tênis Clube do Rio de Janeiro. Assim, avançou à etapa final, marcada para acontecer no ginásio do Flamengo do dia 21 a 28 de setembro. A decisão de se envolver no CBI Sub-19 faz parte de um projeto mais amplo do clube campineiro. 

“A ideia é, a longo prazo, voltarmos a ter um time adulto no Regatas. E, para isso, precisamos ir crescendo nas disputas por categorias”, revela o técnico Marcelo Bandiera, o Marcelinho. “O planejamento é sem pressa. Acredito que o projeto se torne realidade em um ciclo de quatro anos.” Tradicional pelo seu programa de base na modalidade, o Regatas não tem equipe na principal categoria do basquete masculino há cerca de 15 anos. 

A fase classificatória do CBI Sub-19 teve 24 times inscritos que foram divididos em duas sedes. Além do Rio de Janeiro, que recebeu 13 equipes, Caxias do Sul também foi palco da competição. Os quatro melhores de cada sede agora irão se juntar aos 8 pré-classificados para compor a fase final com 16 participantes. “A brincadeira será mais séria agora”, prevê Marcelinho. A meta inicial, diz o técnico, é ficar entre os 10 melhores para garantir vaga direta para a etapa final da próxima edição, sem precisar passar pela fase classificatória. 

Na disputa no Tijuca Tênis Clube, o Regatas foi além das expectativas projetadas pelo time, caracterizado pela baixa média de idade. “Nossa equipe é nova. Dez jogadores são do sub-17 e só dois do sub-19”, detalha Marcelinho. “Por isso, nosso primeiro objetivo era alcançar uma posição suficiente para conseguir a vaga.” A confiança se tornou maior quando o grupo chegou no campeonato e observou os adversários, conta o treinador. “Percebemos que era possível atingir a meta.” 

O Regatas ganhou os cinco jogos que disputou, mas precisou superar dificuldades específicas em cada duelo. “Na estreia, por exemplo, contra o BNB Fortaleza, fomos com aquela expectativa de estreia e incomodava o fato do time ser jovem. Mas conseguimos a vitória.” Marcelinho conta que a partida mais difícil foi a semifinal contra o Botafogo. “Chegamos a abrir 16 pontos na frente, mas oscilamos no terceiro quarto e o adversário não só tirou a diferença, como avançou dois pontos à frente. Mas, no último quarto, voltamos a encaixar o nosso jogo e vencemos por dez pontos de diferença”, conta. A final foi contra o Tijuca, os donos da casa, e os visitantes ganharam por 79 a 55. Regatas, Tijuca, Botafogo e Rio Claro foram os classificados na sede carioca. 

Além da fase final do sub-19, o clube campineiro também disputará a mesma etapa do CBI Sub-17 entre 7 e 15 de setembro no Paulistano. Já o sub-15, categoria campeã brasileira em 2022, terá pela frente a classificatória da competição, marcada para acontecer no Espírito Santos, em julho.

CONFIRA A CAMPANHA DO REGATAS NA FASE CLASSIFICATÓRIA DO CBI SUB-19 

Regatas 83 x 57 BNB Fortaleza 

Saldanha da Gama (ES) 37 x 66 Regatas 

Regatas 82 x 53 BNB Fortaleza 

Regatas 76 x 66 Botafogo 

Tijuca 55 x 79 Regatas

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por