Janderry Angélica em ação: mesatenista vendia pasteis para pagar os torneios e hoje é campeã brasileira (Divulgação)
Enquanto vendia pasteis na feira, em Santa Bárbara D’Oeste, a adolescente Janderry Angélica fazia planos. O trabalho rendia algum dinheiro, que ela usava para pagar taxas de inscrição dos torneios de tênis de mesa, sua grande paixão. E foi golpeando bolinhas que ela realizou o grande sonho de sua vida. A condição de destaque na equipe de competições da cidade lhe rendeu uma bolsa de estudo para cursar uma faculdade. Os estudos abriram portas, enquanto as raquetadas seguiram mais fortes e hábeis, cruzando fronteiras.
“Um dos momentos mais felizes da minha vida foi quando fiz a inscrição para cursar a faculdade. Hoje, sou formada em Educação Física com bacharelado e licenciatura”, conta Janderry, de 28 anos, que se sustenta como personal trainer, mas se realiza no tênis de mesa. Com a raquete na mão, ela foi campeã brasileira no ano passado e se prepara para disputar a competição nacional pela segunda vez neste mês de dezembro.
Atleta da academia Power Pong de Campinas desde agosto de 2022, Janderry Angélica de Oliveira Tsuboi é uma das 13 convocadas da equipe para integrar a seleção paulista que participará do TMB Platinum - Brasileiro, no Centro Paralímpico de São Paulo, entre 9 e 17 de dezembro. O torneio terá a presença de mais de 8 mil atletas.
No ano passado, em sua primeira participação neste torneio, a barbarense foi campeã por equipes na categoria absoluto C. Ela descreve o momento como marcante. “Para mim, foi muito importante como atleta e pessoa. Minha dedicação aos treinos para ganhar o título foi intensa e fui recompensada”, conta. Neste 2023, ela representará a seleção paulista na absoluto B. “É a segunda categoria mais forte do país.”
Além de Janderry, a Power Pong teve os seguintes convocados para a disputa: Murilo Pioto (sub9), Henry Shiguio (sub11), Waldir Forner (absoluto C), Antonio Pereira (absoluto D), Gustavo Candido (absoluto D), Alex Damasceno (absoluto E), Alberth Maraia da Costa (absoluto F), Mateus Ponchio (V40), Alexandre Di Micelli (V40), Marcelo Phaiffer (V50), Jaqueline Ishida (classe10) e Gustavo Taliani (sênior).
As vagas foram asseguradas depois da disputa da última etapa do Campeonato Paulista, nos dias 21 e 22 de outubro, no Sesi de Sorocaba. Dois atletas da Power Pong foram campeões, Murilo Pioto e Alexandre Di Micelli, que na final superou Mateus Ponchio, outro competidor da academia campineira. Na classificação geral, a equipe terminou na terceira colocação.
“Os atletas elevaram o nível nessa competição e suportaram muito bem a pressão para conseguirem se manter entre os melhores do ranking”, avaliou Gustavo Taliani, que está à frente da Power Pong e será o técnico da seleção paulista durante a disputa do Brasileiro, em dezembro.
DEDICAÇÃO
Motivada pelas referências que encontra na equipe onde treina, Janderry se dedica para se aperfeiçoar cada vez mais na modalidade. Neste ano, ela conquistou o torneio dos Jogos Regionais, disputados em Mococa, em julho, e, no último final de semana, finalizou um curso da Confederação Brasileira de Tênis de Mesa que a permitirá realizar instruções em jogos oficiais. O deslocamento semanal de Santa Bárbara D’Oeste para Campinas continua valendo a pena.
A Power Pong conquistou um bom resultado no Campeonato Paulista, em Sorocaba, neste mês de outubro (Divulgação)
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.