Antomi Ramos (à esquerda) e o santista Allan Oliveira: dupla campeã do ITF BT 200 de Itumbiara (GO) no último dia 7 (Divulgação)
Depois de um título em Itumbiara (GO) e um vice em Ubatuba na última semana, o espanhol radicado em Campinas, Antomi Ramos, começa a intensificar sua preparação para duas das disputas mais importantes da temporada do beach tennis nos próximos meses. Em agosto, acontece o Sand Series de Saarlouis, na Alemanha, e no mês seguinte o Campeonato Mundial, em Cesenatico, na Itália. Em ambos, o jogador do CT Lucas Sousa de Campinas e que ocupa a 5ª colocação no ranking mundial atuará ao lado de seu parceiro fixo, o letão Maksmilians Andersons.
“Na preparação para esses dois campeonatos importantes, quero fazer a melhor atuação do ano”, projeta Antomi. “Tentaremos ir para Barcelona para treinarmos juntos antes dos torneios e entrosar o máximo como dupla”, completou o espanhol, que atuou ao lado de Andersons em alguns torneios do nível BT 400, recentemente, no Brasil.
Antomi tentará conquistar o tricampeonato mundial. Os dois primeiros ele ganhou na Itália ao lado de parceiros do país anfitrião. Em 2018 o triunfo foi junto com Mikael Alessi, em Cervia, e quatro anos depois, em Terracina, na companhia de Michele Cappelletti. No ano passado, também junto de Cappelletti, o espanhol ficou com o vice após derrota na final para a dupla Nicolas Gianotti e Mattia Spoto.
Além de Antomi, outros atletas do CT Lucas Sousa já estão confirmados para a disputa do Mundial. Isa Massaioli atuará ao lado da italiana Alice Pepi, enquanto Daniel Mola terá o paranaense Giovanni Cariani como parceiro.
Isa, de 16 anos, foi campeã mundial juvenil em dezembro, título que determinou o salto dela no ranking – a jogadora virou o ano como número 2 do mundo na categoria. Em 2023, a atleta também conquistou o acesso para o profissional, embora tenha ainda mais dois anos para cumprir como juvenil.
Também atleta do CT Lucas Sousa, Hugo Russo deve disputar o Mundial. No início da temporada, ele chegou ao top 10 da Federação Internacional de Tênis com o título no importante ITF BT 200 do Guarujá. “Entrar no top 10 era algo que vinha buscando há muito tempo com perseverança e paciência. Alcançar isso logo no primeiro torneio da temporada foi especial, me motivou a buscar novos resultados em 2024”, declarou.
SEMANA DE RAMOS
Já Ramos ergueu o 77º troféu de sua carreira na última semana. No domingo, dia 7, ele ganhou o título do ITF BT 200 de Itumbiara (GO), competição que dá mais de 200 pontos no ranking mundial da Federação e premiação de US$ 15 mil. O jogador de Campinas e o santista Allan Oliveira, 10º do ranking mundial, derrotaram na final a dupla formada pelo brasileiro Gustavo Russo e pelo italiano Diego Bolletinari por 6/1 6/3. A conquista é a segunda neste ano no nível ITF para Antomi, que venceu o BT 200 de Feira de Santana (BA). "Foi importante a conquista. O Allan é um parceiro bastante sólido, me deixou tranquilo em cada jogo. Eu não ganhava um título desde o começo do ano. Vamos para mais”, comentou o espanhol.
Após a disputa em Itumbiara, Ramos seguiu para a 11ª etapa do Circuito Beach Tennis em Ubatuba, que foi disputado na segunda e terça-feira. Ao lado do italiano Luca Cramarossa, ele chegou à final, mas perdeu o título para a dupla formada por Pedro Mattos, de Campinas, e Richard Gomes, de Ubatuba.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram