ATLETISMO

Atletas de Campinas disputam o Troféu Brasil em busca de vaga

Competição é a última oportunidade para carimbar o passaporte a Paris

Esportes Já
24/06/2024 às 20:18.
Atualizado em 24/06/2024 às 20:27

Victor Lino, de 18 anos, participará pela primeira vez do Troféu Brasil (CBAt)

Embalados pelo sonho de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris, 33 atletas da Orcampi, núcleo esportivo do Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima e entidade parceira do Instituto CPFL, participam do Troféu Brasil de Atletismo, de quinta-feira à domingo, em São Paulo. Essa é a última oportunidade para os atletas obterem os índices e os pontos para o ranking mundial, as duas referências utilizadas na definição da seleção brasileira de atletismo na França. 

“O Troféu Brasil é a principal competição nacional e sempre muito importante”, destaca Ricardo D´Angelo, coordenador da Orcampi. “Dessa vez, tem ainda mais relevância para os atletas que estão em busca da qualificação olímpica. Temos um grupo de cinco representantes nessa situação e tudo pode acontecer no Troféu Brasil. Estão todos muito bem treinados, torço para que consigam performar e alcançar seus objetivos. O ciclo olímpico é cansativo e desgastante, mas representar o país nos Jogos faz todo esforço e dedicação valerem a pena”, comenta. 

Valdileia Martins é uma das atletas da equipe campineira que está próxima de realizar o sonho olímpico na prova do salto em altura. Em grande fase nessa temporada, ela saltou 1,90m, sua melhor marca da carreira, e se tornou a segunda brasileira a chegar nessa altura na história, além de vencer o Campeonato IberoAmericano. No momento, ela ocupa a 30ª colocação no ranking mundial da prova e 32 atletas serão qualificadas para o salto em altura pelo sistema de pontos. 

“Nossa expectativa é que ela salte bem e vença o Troféu Brasil”, diz Dino Cintra, treinador da Orcampi. “Se der tudo certo e isso acontecer, ela melhorará sua posição no ranking e muito provavelmente garantirá sua participação nos Jogos Olímpicos. Estamos trabalhando muito a questão emocional para ela competir com os nervos e ansiedade equilibrados e conseguir a vaga.” 

Tiffani Marinho, que já representou o Brasil em Tóquio (2021), também tem chances de integrar a seleção brasileira em Paris. Ela ocupa a 43ª colocação no ranking mundial dos 400m rasos e 48 atletas serão qualificados para essa prova pelo sistema de pontos. 

Vitor Hugo de Miranda, integrante do revezamento 4x400m misto que foi campeão no Ibero-Americano, está em busca de conseguir uma vaga para o revezamento olímpico. Para isso, ele precisa melhorar a sua posição no ranking nacional, que é utilizado para convocação dos atletas para essa prova em equipe.

Estreantes

Se por um lado alguns atletas vivem a expectativa da Olimpíada, por outro os mais jovens disputarão a principal competição interclubes da América Latina pela primeira vez. É o caso de Victor Lino, de apenas 18 anos, que vai participar dos 400m com barreiras. Já classificado para o Campeonato Mundial Sub-20, o velocista vai estar na mesma prova que Marcio Teles, outro representante da Orcampi, que já venceu o Troféu Brasil sete vezes, além de ter representado o Brasil no Rio de Janeiro (2016) e em Tóquio (2021). “Estamos sempre revelando novos talentos do atletismo e essa mistura com os atletas mais experientes é enriquecedora para todos”, expõe D’Angelo. “Toda nossa equipe multidisciplinar se empenhou muito ao longo dos últimos meses com foco no Troféu Brasil, então gostaria de agradecer pela dedicação e desejar a todos uma excelente competição”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por