TIRO COM ARCO

Arqueiros de Campinas celebram conquistas na Argentina e no Chile

Fernanda Waib garante vaga ao Brasil nos Jogos PanAmericanos da Juventude no arco composto

Esportes Já
31/03/2025 às 16:53.
Atualizado em 31/03/2025 às 16:53
Ana Luísa Sousa, de 16 anos, e Felipe Tim, de 15: celebração no Chile (Reprodução Redes sociais)

Ana Luísa Sousa, de 16 anos, e Felipe Tim, de 15: celebração no Chile (Reprodução Redes sociais)

A Associação dos Arqueiros de Campinas (Acamp) encerra março em ritmo de celebração pelos bons resultados conquistados durante o mês no tiro com arco. Três jovens atletas da equipe brilharam em competições internacionais com a seleção brasileira, com direito a um desempenho que garantiu vaga ao Brasil nos Jogos PanAmericanos da Juventude, entre 11 e 20 de julho, no Paraguai.

A responsável pela classificação foi Fernanda Waib, de 16 anos, medalha de bronze na dupla mista ao lado de Rafael Magalhães, de Belo Horizonte, e também no individual, na seletiva que aconteceu na Argentina, entre os dias 18 e 24. Na semana anterior, Ana Luísa Sousa, de 16 anos, e Felipe Tim, de 15, também se destacaram nos Jogos Sul-Americanos da Juventude, em Santiago, no Chile.

Fernanda competiu na Argentina sob pressão. A Confederação Brasileira de Tiro Com Arco não integrou a atleta feminina no arco composto na primeira seletiva para os Jogos de Assunção, no ano passado, em El Salvador, o que deixou o Brasil na dependência do desempenho da atleta campineira para preencher a vaga na categoria. Com o bronze, o país terá equipe completa no torneio que chega a sua segunda edição e acontece a cada quatro anos. “Nos Jogos PanAmericanos da Juventude o Brasil tem todas as vagas possíveis: dois recurvo no masculino e dois no feminino, e um composto no masculino e outro no feminino”, detalha a atleta e diretora da Acamp, Alexandra Bortoloto.

Apesar de ter 16 anos, Fernanda competiu na Argentina no sub-21 e ainda alcançou o recorde brasileiro da categoria ao chegar aos 650 pontos. “A Fernanda é minha aluna desde os 7 anos e faz parte de uma turma que está dando frutos”, elogia Alexandra. “Alguns, com 3 anos de prática já colhem ótimos resultados, enquanto outros estão conseguindo se destacar até com menos tempo de atividade. A Ana, por exemplo, começou em março de 2023, completou dois anos agora.”

Alexandra se refere à Ana Luísa Sousa, de 16 anos, beneficiária de um projeto social mantido pela Acamp voltado para alunos da rede pública de ensino. Em janeiro, ela conquistou vaga na seleção brasileira em uma seletiva e na sua primeira participação internacional já trouxe medalhas para casa. No Chile, foi bronze em uma competição aberta e também no Sul-Americano Sub-18, atirando com arco composto. Na dupla mista, ficou com a prata na mesma disputa ao lado de Henrique Mezzacapo, de São Paulo.

“A Ana é uma atleta muito dedicada e vem aos poucos aprendendo a lidar com as competições, adversidades e todos os desafios e ensinamentos que o esporte proporciona”, resume Alexandra.

Também no Chile, Felipe Tim foi campeão sul-americano sub-18 com o arco recurvo, no individual e por equipes, adicionando mais conquistas internacionais ao currículo, que já tem um bicampeonato brasileiro, além de outros pódios fora do Brasil. “É importante para essa turma ganhar experiência internacional. Isso fortalece a confiança e torna os atletas mais preparados para desafios maiores”, conclui Alexandra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por