Os quatro grupos iniciam os jogos a partir do dia 24 de setembro
Todos os 32 participantes estiveram no sorteio das chaves ocorridas no Salão Azul do Palácio dos Jequitibás (Divulgação)
A Secretaria Municipal de Esportes de Campinas iniciou oficialmente no dia 12 de setembro o processo final de preparação para a Série Ouro A do Campeonato Amador, cuja primeira rodada está marcada para o dia 24 de setembro. Todos os 32 participantes confirmaram suas presenças e estiveram no sorteio das chaves ocorridas no Salão Azul do Palácio dos Jequitibás.
Antes do sorteio dos grupos, o diretor de esportes, José Ribeiro do Prado Neto, fez questão de conduzir um debate sobre o regulamento e das condições atuais do futebol amador campineiro. Para começar, ele confirmou que, antes da primeira rodada, vai desencadear uma série de conversas individuais com cada equipe para sentir as expectativas e as condições de cada equipe, especialmente na questão de mando de campo, algo essencial para formulação da tabela que terá sete rodadas na fase de classificação. “Só queremos fazer aquilo que for melhor para vocês”, disse o diretor de esportes.
Ribeiro, no entanto, precisou administrar alguns pedidos feitos na assembleia. O primeiro partiu daqueles que desejavam uma ampliação do número de jogadores que poderiam ser trocados para a partida inicial do mata-mata. Depois das explicações dos organizadores, o patamar permaneceu em cinco jogadores. Mas ocorreu uma aceitação sobre o aumento de jogadores no elenco, que agora será de 28 jogadores. Outro pedido de alteração recusado foi uma mudança para as fases decisivas, com uma inclusão de uma decisão por pênaltis caso uma partida termine empatada. Atualmente, a equipe de melhor campanha na fase inicial tem a vantagem do empate para alcançar a fase seguinte. A decisão por pênaltis só fica reservada para a decisão. Na fase inicial, os quatro primeiros classificados estarão na fase seguinte.
Na assembleia, Ribeiro anunciou ainda que o texto do regulamento prevê que no próximo ano as equipes da divisão principal só poderão contar com atletas que atuem apenas na Série Ouro A. Ou seja, será exterminado o atual mecanismo, que permite uma equipe contar com 11 atletas que tenham jogado nas divisões Prata e Bronze. A intenção, segundo Ribeiro, é proporcionar o aparecimento de um maior número de jogadores e de quebra encerrar com uma série de distorções existentes no futebol amador. “A gente sabe de time que está bem na Série Prata porque a maioria dos seus atletas vai participar da Série Ouro”, disse Ribeiro.
Outra advertência feita às equipes é que ocorra obediência a lei municipal que proíbe a utilização de fogos de artifício em toda a cidade de Campinas. “Em outros campeonatos, nem fumaça eles permitem”, disse.
Em relação a arbitragem, tanto a prefeitura municipal, como a empresa responsável pela arbitragem firmaram o compromisso que os melhores árbitros serão destinados a principal divisão do futebol amador campineiro. Também está descartada a utilização de árbitros que atuam em outros locais como a região da Grande São Paulo. O motivo é que esses locais, para os organizadores, têm características de jogo que não estão presentes em Campinas, o que poderia causar problemas de adaptação com os árbitros forasteiros.
Após a realização do sorteio, os dirigentes procuraram demonstrar serenidade diante uma fórmula que não permite vacilos. “Não dá para escolher. Agora vamos para o campeonato. Você tem sete jogos e a margem de erro é pequena. Então você precisa fazer o seu melhor. E nos bastidores você precisa trabalhar e fazer com que seu elenco venha da teoria para a prática”, afirmou o diretor do Granada, Luiz Carlos da Silva Camilo, o Zulu.
O diretor do Parque Brasília, Gabriel Teixeira, também não teve ressalvas ao sorteio realizado, mas fez questão de mostrar cautela em relação ao trabalho que será feito pela arbitragem. “É um ponto que o campeonato amador precisa melhorar e muito. No ano passado, teve um episódio muito complicado na semifinal (contra o Vila Rica) em um gol que foi anulado. Mas vamos aguardar por dias melhores”, disse Teixeira.
Sempre designado como um dos favoritos da competição, o dirigente do Parque Brasília descarta qualquer comportamento de soberba. “Serão jogos bem competitivos. Primeiro sempre teremos humildade e pé no chão. Todo mundo indica a gente como um dos favoritos, mas nunca vamos desmerecer ninguém. Mas vamos chegar focados no titulo”, ratificou o dirigente do Parque Brasília.
OS GRUPOS DA SÉRIE OURO A DO FUTEBOL AMADOR
GRUPO 01
✔ Vila Boa Vista
✔ Família Campo Belo
✔ Matina Colorado
✔ Monte Cristo
✔ Cruzeirinho
✔ Flamengo Santa Mônica
✔ Parque Anhumas
✔ Atlético São Marcos
GRUPO 02
✔ Vila Rica
✔ Galacticos
✔ Santinho
✔ São Bernardo F.C
✔ Campos Elíseos
✔ 31 Novo Horizonte
✔ Bayern Itajaí
✔ Cofa
GRUPO 03
✔ Cafezinho
✔ Imperial Vida Nova
✔ São Luiz
✔ Vila Formosa/Atlético
✔ Pureza
✔ Três Marias
✔ Ademar de Barros
✔ Bangu
GRUPO 04
✔ Parque Brasília
✔ Oziel
✔ Granada
✔ Bartira´s
✔ Amigos F.C
✔ Acadêmicos
✔ Carlos Lourenço
✔ Jardim Fernanda