Depois de três derrotas consecutivas, Bugre conquista os primeiros três pontos na competição (Raphael Silvestre\Guarani FC)
O Guarani sofreu, mas, enfim, desencantou na Série C do Campeonato Brasileiro. Na estreia do técnico Marcelo Fernandes, o Bugre conquistou sua primeira vitória na competição ao bater o Botafogo-PB por 2 a 1 no Brinco de Ouro, pela quarta rodada, e saiu do zero após três derrotas seguidas. Com o resultado, chegou aos três pontos, deixou a lanterna e subiu para a 14ª posição. Já o adversário perdeu a invencibilidade no torneio.
O Bugre abriu 2 a 0 no placar, viu o adversário diminuir e precisou suportar a pressão no final para garantir o resultado. Personagem do jogo, o goleiro Andrey defendeu um pênalti. Ele vinha sendo vaiado pela torcida e deu a volta por cima. “Procurei manter a cabeça no lugar e mostrar o meu valor”, disse ao fim da partida. Outro destaque bugrino, o atacante Rafael Bilu, também se manifestou: “Estávamos batalhando há muito tempo por essa vitória. Que seja a primeira de muitas.”
A última vitória do Guarani havia acontecido há quase três meses — no dia 6 de fevereiro, quando goleou o Água Santa por 4 a 0, ainda pelo Campeonato Paulista. O resultado de ontem, portanto, encerrou um jejum de oito jogos.
Na próxima rodada, o Guarani volta a jogar em casa: no sábado, recebe o São Bernardo, às 17h. Já o Botafogo-PB, que soma cinco pontos e está na nona colocação, recebe o Floresta no domingo, às 16h30.
O JOGO
No primeiro tempo, o Guarani teve dois protagonistas em lados opostos: o atacante Rafael Bilu e o goleiro Andrey. Bilu deu trabalho à defesa do Botafogo e arrancou aplausos da torcida em duas belas jogadas.
Na primeira, dominou no bico da grande área e, em chute colocado de pé esquerdo, tentou o ângulo. A bola explodiu no travessão. Na segunda, cortou dois marcadores antes de finalizar — o goleiro espalmou.
Já Andrey foi alvo de vaias. Nervoso e inseguro, cometeu falhas que quase comprometeram a equipe. Em sua estreia pelo clube, na rodada passada, foi responsável direto pelo primeiro gol do Caxias ao rebater errado uma cobrança de falta. O Bugre perdeu por 2 a 0.
Mesmo assim, o Guarani compensava no ataque e, aos 43 minutos, abriu o placar. Emerson tabelou com Pablo Baianinho e chutou cruzado. A bola bateu na trave e entrou.
Na etapa final, numa das ironias do futebol, Andrey transformou as vaias em aplausos. O goleiro cometeu pênalti em Denilson, mas defendeu a cobrança de Camilo, aos 6 minutos, e foi festejado pela torcida e pelos companheiros.
Rafael Bilu manteve o alto nível. Aos 19, ao receber passe de Isaque, serviu Deni Júnior, que finalizou com precisão de dentro da área para ampliar.
Quando parecia que a vitória seria tranquila, o Botafogo-PB diminuiu aos 30 minutos. Henrique Dourado aproveitou o bate-rebate após cobrança de escanteio e empurrou para as redes.
O gol deu moral ao visitante, que cresceu no jogo após as trocas feitas pelo técnico Antônio Carlos Zago e impôs um ritmo forte em busca do empate. Mas o Guarani, com garra e determinação, soube suportar a pressão e fez a festa da torcida, que já estava com saudade de comemorar uma vitória.
FICHA TÉCNICA
GUARANI 2 X 1 BOTAFOGO-PB
GUARANI: Andrey; JP Galvão (Lucas Justen), Raphael Rodrigues, Lucas Rafael e Emerson; Nathan, Caio Mello, Anderson Leite (Pablo Baianinho) (João Victor) e Isaque (Mateus Sarará); Deni Júnior e Rafael Bilu (Cristiano). Técnico: Marcelo Fernandes.
BOTAFOGO-PB: Wallace; Erick, Reniê, Wendel Lomar e Sidcley (Evandro); Gama, Thallyson e Camilo (Henrique Dourado); Silvinho (Rodrigo Alves), Denilson (Rafinha) e Guilherme Santos (Gabriel Honório). Técnico: Antônio Carlos Zago.
Gols: Emerson aos 43 do primeiro tempo. Deni Júnior aos 19 e Henrique Dourado aos 30 do segundo tempo.
Público: 3.006.
Renda: R$ 47.840,00.
Local: Brinco de Ouro. Juiz: Vinicius Gomes do Amaral (MG).
Cartões amarelos: Thalyson, Emerson, Andrey, Lucas Rafael, Cristiano.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.