HANDEBOL DE AREIA

A maratona na praia vai começar

Expectativa fica para a conquista do bicampeonato brasileiro por parte do time adulto feminino

Esportes Já
13/11/2023 às 08:40.
Atualizado em 13/11/2023 às 08:41
Meninas do Campinas 360˚ nas areias em ação (Divulgação)

Meninas do Campinas 360˚ nas areias em ação (Divulgação)

“Vai dar praia?” Essa é a pergunta que muitos fazem neste final de ano, quando o verão desponta. E a resposta dos times de handebol de areia de Campinas é uma só: “já deu”. E não é por causa da estação mais quente do ano que vai “rolar praia” para essa turma. É que a partir do próximo final de semana até janeiro, as equipes adultas, juvenis e cadete do Campinas 360˚ nas Areias, associação que representa a cidade, estarão envolvidas em uma verdadeira maratona de competições.

As disputas acontecerão em fases decisivas de torneios estaduais e nacionais, com a expectativa maior voltada ao desempenho das meninas do adulto feminino. Após a inédita conquista do campeonato brasileiro na última temporada, o time busca o bi. “Esse é o nosso grande objetivo, mas sabemos que não será fácil”, diz a técnica Juliana Saraiva.

A maratona começa no próximo domingo, quando acontece a última etapa do Campeonato Paulista. Nessa competição, o foco principal está direcionado para os times adulto e juvenil masculino e juvenil feminino, que brigam por colocações. O adulto feminino já é campeão estadual com uma rodada de antecipação.

Os duelos seguem entre os dias 23 e 25 de novembro, novamente na Praia Grande, com a última etapa da fase classificatória do Brasileiro. Depois, entre 7 e 10 de dezembro, acontece a Copa do Brasil em Maricá-RJ. E de 24 a 28 de janeiro, em Martinhos-PR, a fase final do Brasileiro encerra a temporada. “Espero voltar para Campinas no final de janeiro com boas notícias”, diz Juliana.

Após a conquista do Brasileiro na última temporada, time desponta como um dos favoritos a repetir o feito (Divulgação)

Após a conquista do Brasileiro na última temporada, time desponta como um dos favoritos a repetir o feito (Divulgação)

Campinas é uma das favoritas ao título nacional, aponta a treinadora. Além de ser a atual campeã, a cidade também lidera o ranking brasileiro, que é definido com base no desempenho dos últimos três anos. O time ainda tem dois vice-campeonatos e dois terceiros lugares. Da Copa do Brasil foi campeão nas duas únicas edições já realizadas.

Para essa maratona de final e início de ano, Campinas terá um reforço de peso: a jogadora Patrícia Scheppa. Recuperada de lesão que a afastou de boa parte da atual temporada, a experiente atleta voltará às areias já a partir do próximo final de semana, na última etapa do Paulista. Scheppa, que chegou a ser considerada a melhor jogadora do mundo, foi elemento importante para a conquista do Brasileiro. Ela é uma das remanescentes de uma equipe que ganhou sangue novo neste ano. “Mantivemos a base das atletas mais experientes e acrescentamos algumas meninas mais novas. Temos uma jogadora de 17 anos e duas de 19”, detalha Juliana.

SOCIAL

Mas não é só de equipes de competições que vive o Campinas 360˚ nas Areias. Os projetos sociais desenvolvidos em três praças de esportes da cidade atendem cerca de 250 crianças e rendem frutos. “O objetivo principal nessas praças é ensinar valores através do esporte”, diz Juliana, que, por outro lado, também está atenta aos novos talentos. Cauã, por exemplo, hoje um dos importantes jogadores do time juvenil, surgiu na praça de esportes do distrito de Sousas. Ele tem 15 anos.

“Dificilmente ele está ausente, marca presença em todos os campeonatos, tem disciplina e dedicação, está evoluindo a cada dia no esporte e evoluindo também como pessoa, pois as interações com a equipe são muito importantes”, elogia a mãe Iraci.

Cauã, de 15 anos, começou no projeto social e hoje integra o time juvenil (Divulgação)

Cauã, de 15 anos, começou no projeto social e hoje integra o time juvenil (Divulgação)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por