Líder do ranking mundial de tiro com arco, o brasileiro Marcus Vinicius D’Almeida teve parte de sua formação em Campinas
Marcus Vinicius é o primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial da modalidade: esperança de medalha em Paris (Divulgação/ COB)
O Brasil ainda se preparava para a organização da Olimpíada do Rio de Janeiro de 2016, quando um garoto começou a chamar a atenção no tiro com arco. Sua dedicação e determinação eram salientadas pelos treinadores que o acompanhavam nas atividades dentro dos projetos do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). E após muitos tiros, erros e acertos e busca constante pelo aperfeiçoamento, a promessa virou realidade. Aos 25 anos, o carioca Marcus Vinicius D’Almeida se tornou neste 2023 o primeiro brasileiro a alcançar a liderança do ranking mundial da modalidade. Ele é esperança de medalha para o Brasil na Olimpíada de Paris, em 2024.
Quem acompanhou de perto parte do crescimento de Marcus Vinicius foi a atleta Alexandra Silva, diretora da Associação dos Arqueiros de Campinas (Acamp). “O projeto pré-Rio ficou um tempo em Campinas, pois temos o melhor campo para a prática de tiro com arco do país no Círculo Militar”, lembra Alexandra. “E acompanhamos as atividades do Marcus aqui. Ele era extremamente dedicado. Se o combinado no treino era fazer 300 tiros, ele não saía do campo com 299.”
Alexandra ressalta que Marcus integrou um projeto de formação com forte incentivo do COB por ter sido implantado quando o país se preparava para receber a Olimpíada. Entretanto, atribui o desenvolvimento do atleta aos próprios méritos. “Muitos tiveram a mesma oportunidade, mas só ele manteve o foco”, justifica. “Suas atitudes foram diferenciadas. Hoje, ele é um modelo e um exemplo para os jovens brasileiros”, define, lembrando ainda que Marcos Bortoloto, presidente da Acamp, foi companheiro do atleta carioca na seleção brasileira.
O trabalho de formação de arqueiros no Brasil tem em Campinas um importante centro. Serão da cidade, por exemplo, os dois representantes do estado de São Paulo nos Jogos da Juventude, que acontecerão em setembro, em Ribeirão Preto. Para conquistar a vaga, os atletas de Campinas precisaram passar por três seletivas neste primeiro semestre. Pela primeira vez na história a modalidade fará parte da competição.
Uma das classificadas é Rebeca Dantas, de 17 anos, que começou a praticar tiro com arco no ano passado e já exibe boa performance. Ela integra o projeto da Acamp desenvolvido no Colégio Culto à Ciência. “A Rebeca vem se dedicando bastante e apresenta uma técnica apurada”, avalia Alexandra.
Atleta do Culto à Ciência, Rebeca começou a praticar tiro com arco no ano passado e já representará o estado de São Paulo nos Jogos da Juventude em setembro (Divulgação)
Já Gustavo Pimentel de Oliveira, o outro classificado, faz aulas desde os 7 anos no Círculo Militar. Hoje, ele tem 14. “Em 2021, o levamos para participar do seu primeiro campeonato brasileiro e, a partir de então, seu foco aumentou bastante”, explica a diretora da Acamp. Nos Jogos da Juventude, cada estado é representado por dois atletas, um feminino e outro masculino. A distância de tiro oficial para atletas da categoria sub-18 é de 60m.
EM ÁGUAS DE SÃO PEDRO
No mês que vem, o investimento na formação de atletas será marcado por um grande evento em Águas de São Pedro. Segundo Alexandra, a cidade irá receber o maior campeonato brasileiro infanto-juvenil da história. A diretora da Acamp é a organizadora da competição, que terá também duelos na categoria máster, acrescenta ela. As disputas estão marcadas para acontecer entre 17 e 23 de julho.
“Serão quase 200 inscritos entre 11 e 20 anos de idade e também acima de 50. Vamos reunir os opostos em um único evento. Virão atletas de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Brasília, Rio de Janeiro, Espírito Santos, Goiás, Pernambuco, Bahia e Maranhão”, afirma Alexandra. De Campinas, serão 30 participantes, 25 da categoria infanto-juvenil e 5 da máster.
E após os dias dedicados à competição, a organização planeja uma grande festa de encerramento na famosa Thermas Water Park, o tradicional parque aquático de São Pedro.