Representante campineira em competição: viagem à China acontece no dia 15 de julho (Divulgação)
O taekwondo de Campinas confirmou presença nos Jogos Mundiais Universitários de 2023, na China. A missão de representar o Brasil caberá a Larissa de Souza Pirola Cardoso, de 23 anos. A atleta da Faculdade Anhanguera e da academia Keumgang Sports conquistou a vaga depois de vencer os Jogos Universitários Brasileiro (JUBs), em Brasília, que aconteceram de 11 a 15 de junho. Ela foi campeã na categoria +73kg. A competição no país oriental será realizada de 28 de julho a 8 de agosto.
“A expectativa na China é de conquistar medalha”, diz Vitor Santos Cardoso, treinador de Larissa. “Ela está se preparando muito para isso, tanto na parte técnica e física, como psicológica”, completa. A viagem está marcada para 15 de julho, 14 dias antes do início das competições de taekwondo nos Jogos. O objetivo é se adaptar ao clima e ao fuso horário local. As disputas acontecerão na cidade de Chengdu. Os Jogos Mundiais Universitários são o segundo maior evento esportivo do mundo em número de atletas, ficando atrás apenas da Olimpíada.
Nos JUBs de Brasília, evento classificatório para a edição mundial dos Jogos, Larissa sobrou. “Na final, ela enfrentou uma atleta experiente de Pernambuco, mas não teve dificuldade”, comentou Cardoso. “Começou impondo o ritmo, sem dar espaço para a adversária, e abriu 18 a 4 no primeiro round. No segundo, ela chegou a abrir seis pontos de vantagem e depois administrou. O domínio foi do início ao fim da luta”.
O desempenho de Larissa nos JUBs foi um reflexo de sua preparação e foco. Este ano, a atleta de Campinas conseguiu voltar à seleção brasileira depois de um período afastada. “Ela foi atleta da seleção em 2015 e 2016”, lembra Cardoso. “Só que depois sofreu uma lesão, ficou grávida e veio a pandemia”, relata. Agora, com a classificação para o evento na China, a lutadora também faz parte da seleção brasileira universitária.
O taekwondo de Campinas planeja participar de outras competições internacionais neste ano. A President’s Cup, que acontece em setembro, no Rio de Janeiro, e garante pontuação para o ranking olímpico, está na agenda. “É intenção, também, disputar competições na França, Romênia e Bósnia, mas estamos atrás de apoio”, explica o treinador.
BATALHA
A equipe da cidade trabalha em duas frentes, no alto rendimento e em projetos sociais que contam com o apoio da Prefeitura. Na academia Keumgang Sports, que fica no Bosque, a preparação tem como foco a participação em competições. A maior batalha, no entanto, é conseguir levantar recursos para as disputas. “Às vezes, conseguimos algum patrocínio pontual para um ou outro torneio”, diz Cardoso. “Mas, no dia a dia, trabalhamos com rifas e vendas de pizza e trufas para tentar realizar viagens e inscrições.”
Os atletas da academia esporadicamente se deslocam para os projetos sociais, realizados no Jardim São José e na área do Cafezinho, onde espaços cedidos pela Prefeitura são utilizados em aulas para crianças. “É importante essa vivência dos alunos com os atletas para servir de motivação, tanto para quem está aprendendo como para os competidores”, avalia Cardoso, que desde 2010 trabalha como treinador de taekwondo em Campinas e tem uma história como atleta da cidade.
Larissa ganhou a medalha de ouro nos JBUs de Brasília neste mês de junho e garantiu classificação para a edição mundial dos Jogos (Divulgação)