Maratona de Campinas deu a largada em 2015, com a realização da 1ª edição (Divulgação)
As ruas e avenidas da área central da Metrópole serão tomadas por 2.200 atletas no próximo domingo, quando acontece a 7ª Maratona de Campinas, em um dos eventos de celebração pelos 250 anos da cidade. O percurso de 42km, aferido pela Confederação Brasileira de Atletismo, e das provas de 7km, 14km e 21km será o palco de histórias diversas, que terão no desafio a sua convergência. A largada está marcada para acontecer às 6h30, na Avenida Dr. José de Souza Campos (Norte Sul), nº 1600 (em frente a antiga Administração Regional).
Participante das seis edições anteriores, o veterano Valfrides Aparecido Rodrigues não quer quebrar a tradição e, novamente, estará presente na maratona. Ele vai correr a prova de 14km. No ano passado, na retomada do evento após a pandemia, ficou na terceira colocação, mesma posição alcançada na corrida de 2019, a última antes da paralisação. Desta vez, no entanto, ele acredita numa performance mais modesta.
“Esse ano estou mais velho e os concorrentes mais jovens”, justifica o atleta de 66 anos. “Meus principais adversários têm a idade dos meus filhos. Só usando a experiência pode não bastar. Não estou com a mesma forma que estava no ano passado. E nessa idade os meses pesam tanto quanto os anos”, explica Valfrides, que em 2024 tem participado de menos provas em comparação com anos anteriores.
Entre os personagens que deixaram sua marca no evento, cuja primeira edição foi realizada em 2015, está Eder Uillian Oliveira da Silva, o vencedor dos 42km da categoria masculina de 2023. Na ocasião, ao comentar o resultado, ele admitiu surpresa com o próprio desempenho. “Eu participei com a intenção de treinar para a Maratona de Curitiba, mas, quando vi, estava na frente. Aí, me empenhei para ganhar”, disse. No mesmo percurso, a vencedora na prova feminina foi Noeme Maria Pereira, que veio de Araraquara para brilhar em Campinas. “Apesar de não ser meu melhor tempo, consegui chegar em primeiro lugar. Escolhi participar da maratona há dois meses e direcionei meu treinamento pra isso”, contou na ocasião.
“A maratona é a consolidação de um projeto vitorioso de Campinas”, celebra o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin. “Poucas cidades conseguem realizar este tipo de evento por causa da complexidade que envolve toda organização. Aqui, além da visibilidade esportiva que ocorre naturalmente, tem o lado turístico movimentado por atletas, acompanhantes e público da região metropolitana e de outras regiões do país”, afirma.
ORGANIZAÇÃO
De acordo com a organização, um prêmio de R$ 12 mil será distribuído entre os integrantes dos pódios feminino e masculino. Todos os corredores receberão medalha de participação. Para atender as necessidades dos atletas, 50 mil copos de água ficarão à disposição e 40 banheiros químicos serão instalados no percurso e na dispersão. Na chegada, os participantes receberão frutas e isotônicos. “Serão 200 pessoas envolvidas na organização, inclusive profissionais da saúde para atendimento caso haja necessidade”, informa a Secretaria.
RETIRADA DE KIT
Para tentar evitar transtornos, os organizadores estenderam por dois dias a entrega do kit de participação. A retirada será feita a agência do Sicredi Taquaral, na Rua Bento de Arruda Camargo, nº 320, no Jardim Santana. Na sexta-feira, a distribuição acontece entre 9h e 19h. E no sábado, entre 9h e 17h.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram