PONTO IMPORTANTE

Valente, Ponte surpreeende e empata com Juventude

Equipe adota postura ousada, cria chances, mas não consegue a vitória

Elias Aredes
18/11/2023 às 19:51.
Atualizado em 18/11/2023 às 19:51
O lateral esquerdo Artur e o volante Felipinho tiveram muito trabalho (Gabriel Tadiotto/ECJuventude)

O lateral esquerdo Artur e o volante Felipinho tiveram muito trabalho (Gabriel Tadiotto/ECJuventude)

Em jogo disputado e marcado por vigor físico das duas equipes, Ponte Preta e Juventude colheram um empate sem gols no jogo realizado na tarde deste sábado e válido pela penúltima rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O resultado deixou a Alvinegra campineira com 39 pontos, mas ainda próxima da zona do rebaixamento. A atuação derradeira da Macaca na segundona nacional será no próximo sábado, às 17 horas, contra o CRB, no estádio Moisés Lucarelli.

O segundo jogo seguido longe de Campinas serviu para mostrar que a Ponte Preta perdeu o medo da bola. Dentro das suas possibilidades, tentou atacar o Juventude desde os minutos iniciais. Ao contrário de partidas anteriores, a marcação começava desde o sistema defensivo do Juventude e a busca era por um erro que pudesse deixar Pablo Dyego e Jeh próximos do gol.

O expediente gerava riscos. O principal deles era o lançamento longo feito nas costas dos laterais Luiz Felipe e Artur e colocava embaraços aos zagueiros Fábio Sanches e Castro. Devido às chuvas que caíram em Caxias do Sul, o gramado do estádio Alfredo Jaconi encontrava-se pesado e com muita presença de água. Resultado: jogadas ríspidas, bola mais rápida e por vezes dificuldades para trocar passes.

Mesmo assim, a equipe contou com o novo-velho posicionamento de Élvis. Assim como na gestão de Hélio dos Anjos, o camisa 10 pontepretano tinha liberdade para ficar próximo dos atacantes como também procurar fazer a diferença na bola parada. E isso quase se traduziu em gol aos 31 minutos, quando Elvis dominou a bola no lado esquerdo e levantou para o cabeceio de Jeh, cuja conclusão ficou nas mãos de Thiago Couto.

O drama retornou, no entanto, no final do primeiro tempo, quando o lateral direito Luiz Felipe teve uma lesão no tornozelo aos 36 minutos e precisou ser substituído por Weverton.

O imprevisto não impediu a aparição de uma nova oportunidade perdida por Jeh aos 46 minutos.
Thiago Carpini sabia que não poderia se submeter novamente a imposição tática da Ponte Preta. Promoveu duas alterações no segundo tempo com as entradas de Kelvyn e Rafael Furtado. 

Efeito imediato: Gabriel Talieri ganhou mais espaço para se movimentar e incomodar o sistema defensivo pontepretano, que mostrava segurança com Fábio Sanches e Castro. O time gaúcho criou oportunidades e ameaçou o gol de Caíque França. Mas o contra-ataque ainda aparecia e tanto Jeh como Pablo Dyego encontravam os espaços desejados para o arremate. Inflamado pela torcida, o Juventude pressionava e jogadores como Vini Paulista conseguiu ficar em boas condições. Aos 38 minutos, a chance derradeira: Rafael Furtado recebeu em boas condições e seu arremate explodiu no travessão. E o empate surgiu de modo natural."É um ponto importante. Não tem nada morto e com o apoio do nosso torcedor vamos decidir em casa", disse o volante Felipinho. 

FICHA DO JOGO

JUVENTUDE 0X0 PONTE PRETA

JUVENTUDE:
Thiago Couto; Dani Bolt, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Jean (Matheus Vargas), Vini Paulista (Erick Farias), Mandaca e Tite(Rafael Furtado); Echaporã (Kelvyn) e Gabriel Taliari. 
Técnico: Thiago Carpini

PONTE PRETA: 
Caíque França; Luiz Felipe (Weverton), Fábio Sanches, Castro e Artur; Felipe Amaral (Fraga), Felipinho, Ramon Carvalho (Léo Naldi) e Elvis; Pablo Dyego (Paul Villero) e Jeh (Eliel).
Técnico: João Brigatti

Cartões Amarelos: Jean, Vini Paulista, Gabriel Taliari (Juventude)/Ramon, Felipe Amaral, Pablo Dyego, Weverton (Ponte Preta)

Renda: R$ 69.905,00
Público: 13157
Juiz: Wagner do Nascimento Magalhães (FIFA-RJ)
Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por