CICLISMO

UCI bane Armstrong e retira vitórias na Volta da França

Armstrong venceu o Tour de France de 1999 a 2005, e após sete anos foi indiciado por doping

France Press
22/10/2012 às 09:27.
Atualizado em 26/04/2022 às 20:08

A União Ciclística Internacional (UCI) retirou nesta segunda-feira do americano Lance Armstrong as sete vitórias na Volta da França, depois de analisar o relatório da Agência Americana Antidoping (USADA), que acusa o ciclista texano de doping sistemático.

Armstrong venceu o Tour de France de 1999 a 2005, mas apenas sete anos depois do último triunfo foi indiciado por doping pela USADA, com base sobretudo em depoimentos detalhados de 11 ex-companheiros de equipe.

"Armstrong não tem espaço no ciclismo", declarou o presidente da UCI, o irlandês Pat McQuaid, em uma entrevista coletiva em Genebra.

Pat McQuaid chamou o dia de "muito importante para o ciclismo". Ele também disse que não pretende renunciar ao comando da UCI, apesar das críticas feitas contra a entidade por sua atuação no caso Armstrong.

A UCI confirmou as sanções anunciadas em agosto pela USADA, que baniu Armstrong do esporte e retirou os resultados de boa parte da carreira do americano.

Armstrong, que tem 41 anos, se aposentou definitivamente do ciclismo profissional no início de 2011.

Em um relatório de 202 páginas, com um anexo de mais de 1.000 páginas de depoimentos e estudos, publicado em 10 de outubro, a USADA acusa Armstrong de ter "montado o programa de doping mais sofisticado da história do esporte".

O herói sobrevivente de um câncer de testículos ficará oficialmente na história como um ciclista que se dopava com EPO, transfusões sanguíneas e pílulas de testosterona.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por