GUARANI

Treinador do Bugre busca consolidação do trabalho

Claudinei Oliveira chegou no meio do Paulista e só volta aos jogos em abril

Silvio Begatti
20/03/2024 às 15:34.
Atualizado em 20/03/2024 às 15:34
Treinador terá período longo só para treinos (Raphael Silvestre/Guarani FC)

Treinador terá período longo só para treinos (Raphael Silvestre/Guarani FC)

Depois de “pegar o bonde andando” no Campeonato Paulista e improvisar nas últimas rodadas em busca de soluções emergenciais para livrar o Guarani do rebaixamento, Claudinei Oliveira vive agora outra realidade.

Garantido no cargo depois de cumprir a missão de assegurar a permanência do time na elite do Estadual, o treinador vai efetivamente iniciar seu trabalho no Brinco de Ouro.

Ele terá mais de um mês para impor sua metodologia na equipe que estreia na Série B do Campeonato Brasileiro entre os dias 19, 21 e 21 de abril. O primeiro adversário é o Vila Nova, fora de casa.

O trabalho começou na segunda-feira, quando aconteceu a reapresentação do elenco.

As caras novas em relação ao grupo que terminou o Paulista foram o volante Kayque e o meia Bruno Oliveira.

Eles foram dois dos três jogadores anunciados como reforços às vésperas da última rodada do Paulista.

O outro foi o atacante Airton, que já vinha treinando no Brinco e até estreou contra o Red Bull Bragantino.

A base da formação tática que será utilizada na Série B ainda é uma expectativa. Claudinei aguarda a chegada de mais reforços que deve acontecer depois do anúncio do novo superintendente de futebol.

Em entrevista ao Esportes Já, o presidente André Marconatto garantiu que o clube terá um novo executivo para alinhar novas aquisições.

Por enquanto, o planejamento é tratado entre Claudinei e o coordenador técnico Danilo Silva.

No Paulista, Claudinei investiu numa formação com três zagueiros, mas depois do encerramento da participação do Guarani no campeonato ele disse que dificilmente seguiria com esse esquema.

“Há muito tempo não utilizava uma formação com três zagueiros”, falou o treinador. “Foi uma medida de urgência, necessária para o contexto da equipe”, ressaltou. “Não costumo me prender a esquemas táticos, mas prefiro aqueles com mais homens de frente. O 3-2-5, por exemplo, me agrada, mas é uma possibilidade que para ser colocada em prática precisa de muito treino, com os atacantes em linhas de posicionamento bem definidas”, expôs.

Para o treinador, a equipe inicia a preparação para a Série B com o astral elevado depois de ter afastado o risco de rebaixamento na última rodada.

Sob seu comando, o Guarani está invicto há três jogos, com dois empates (1 a 1 contra o São Paulo e BotafogoSP) e uma vitória (1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino). Pelo segundo ano seguido o Guarani troca de técnico durante o Paulistão.

Mas em 2023 o treinador que iniciou o Brasileiro não chegou a dirigir o time no Estadual. Mozart Santos foi demitido na antepenúltima rodada da primeira fase e Bruno Pivetti estreou no primeiro jogo da Série B, sendo dispensado depois de 11 partidas.

Já neste ano Claudinei começa o campeonato integrado ao ambiente do clube e aos atletas que estão no Brinco desde a primeira competição de 2024.

Com 54 anos, Claudinei é o primeiro treinador acima dos 50 que comanda o Guarani desde 2019.

O último tinha sido Roberto Fonseca, na ocasião com 56. Depois dele, o mais velho que dirigiu a equipe foi Mozart, que assumiu o Guarani com 42 anos.

PREPARAÇÃO

O tempo de preparação do Guarani para a Série B será maior do que o período que antecedeu o Paulistão.

Após o encerramento da última temporada, a reapresentação foi no dia 26 de dezembro, 25 dias antes do início do Estadual.

Agora, a equipe terá mais de um mês para treinar. Entre o final de 2023 e início de 2024, o Guarani contratou 13 reforços.

Desses, a princípio, todos seguem para a disputa da Série B.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por