DESEMPENHO

Setor defensivo do Bugre apresenta boa evolução

Atuações dos zagueiros João Victor e Jamerson Bahia empolgam o time

Wendell Coral
06/10/2022 às 15:28.
Atualizado em 06/10/2022 às 15:31
Em destaque o zagueiro João Victor, que atuou em mais de 80% dos jogos do Guarani na Série B (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

Em destaque o zagueiro João Victor, que atuou em mais de 80% dos jogos do Guarani na Série B (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

A crescente evolução do Guarani dentro da Série B do Campeonato Brasileiro passa muito pelo desempenho do sistema defensivo. Seja pela regularidade nas últimas rodadas ou até mesmo com os gols e assistências de jogadores que possuem características mais de marcação.

Para vencer o Londrina na noite de segunda-feira por 1 a 0 e conquistar o quarto triunfo consecutivo, o Bugre precisou de pelo menos três destes atletas do setor de trás. Após tentar algumas jogadas com os armadores Isaque e Giovanni Augusto, sem sucesso, foi na bola parada que tudo deu certo.

Com cobrança de escanteio do lateral-direito Diogo Mateus passando por toda extensão da área, o lateral-esquerdo Jamerson Bahia acabou sendo feliz ao dominar e cruzar na medida para o zagueiro João Victor anotar o terceiro gol na temporada. Em um recorte da sequência positiva de resultados que o Alviverde vem obtendo êxito, a equipe campineira levou apenas uma bola na rede nos últimos 360 minutos que esteve em ação.

Diante do Operário, em Ponta Grossa, no interior do estado do Paraná, os comandados de Mozart Santos carimbaram os três pontos com placar mínimo, em gol do atacante Yuri Jonathan, mais conhecido como Yuri Tanque nos bastidores do Brinco de Ouro. Depois, com atuação impecável do goleiro Maurício Kozlinski, que defendeu oito finalizações, sendo seis delas de dentro da grande área, o time bateu o Grêmio Novorizontino por 2 a 0. Por fim, o único tento sofrido veio no confronto contra o CSA, em Alagoas, mas o Guarani saiu de campo vitorioso, com direito a virada no marcador.

A série fez com que o Bugre melhorasse a posição entre as zagas menos vazadas dentre os 20 clubes que disputam a segunda divisão nacional. Antes tido como o terceiro sistema defensivo que mais levou gols, agora tem a décima quarta colocação, com 33 tentos, o que dá uma média de um gol sofrido a cada 90 minutos.

Consistência

Se manter regular dentro de uma determinada competição ou até mesmo na temporada como um todo é o objetivo de cada jogador de futebol. No Guarani, isso evidentemente não é diferente.

Titular em todos os 28 jogos realizados nesta Série B, o zagueiro João Victor participou de mais de 80% dos duelos do Alviverde até aqui na segundona. O defensor soma, apenas neste campeonato, 2503 minutos em campo e só não atuou em cinco partidas - teve detectada uma lesão de grau dois no bíceps femoral direito no Dérbi-203, válido pela sexta rodada, desfalcando a equipe nos três compromissos adiantes e, após se recuperar, esteve como opção no banco de reservas nos jogos de número 10 e 11, contra Vila Nova e Operário, respectivamente.

Além disso, outro fator que corrobora com a ascensão do atleta com a camisa bugrina é a disciplina. Apesar de estar suspenso para o jogo ante o Ituano, no sábado, fora de casa, o camisa 28 acumula somente três cartões amarelos (Brusque, na rodada de estreia, Vasco da Gama e, claro, Londrina).

Emprestado pelo Vitória até o fim do mês de novembro, João Victor está nos planos do Conselho de Administração para, quem sabe, renovar o vínculo até 2023, porém as conversas acontecerão próximas ao término do contrato.

Passes para gol

Contratado durante a última janela de transferências junto ao Azuriz-PR, Jamerson Bahia apresenta o maior nível de regularidade entre os jogadores do Guarani. Com 15 confrontos disputados, o lateral-esquerdo tem seis assistências e se tornou o segundo jogador com mais passes para gol nesta edição da Série B.

O líder continua sendo Nenê, meio-campista do Vasco da Gama, que, em 28 jogos, colaborou diretamente com sete assistências. Permanecendo na crescente, o ala do Bugre pode, até com uma certa tranquilidade, igualar ou inclusive ultrapassar o experiente jogador Vascaíno.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por