Fórmula 1

São Paulo vê concessão de Interlagos como trunfo

Estadão Conteúdo
07/11/2019 às 13:46.
Atualizado em 30/03/2022 às 12:21

A prefeitura de São Paulo e os organizadores do GP do Brasil garantiram nesta quinta-feira que continuam otimistas com as negociações para renovar o contrato com o comando da Fórmula 1 e manter a realização da prova no Autódromo de Interlagos. Um dos trunfos para prolongar o acordo para além do prazo atual, que se encerra em 2020, é a concessão do circuito. A meta é manter a corrida na capital paulista pelo menos até 2030. A edição 2019 do evento será no próximo dia 17.Na manhã desta quinta-feira o secretário municipal da Casa Civil e Turismo, Orlando Faria, o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Victor Aly, estiveram em Interlagos junto com o promotor do GP do Brasil, Tamas Rohonyi. O encontro serviu para marcar a conclusão de uma reforma na área dos boxes. O investimento de R$ 41 milhões do governo federal e mais R$ 3,5 milhões da Prefeitura modernizou a área, que agora está com novo piso, teto mais alto e sem divisórias fixas.Representante do prefeito Bruno Covas na vistoria, Faria afirmou que a reforma deixa o autódromo ainda mais atrativo para a Fórmula 1 e disse que a concessão do circuito, que teve o edital publicado nesta quinta, mostra para a categoria o quanto a cidade de São Paulo está disposta a manter a Fórmula 1. "Ao conceder o autódromo e exigir investimentos, demonstramos para a Fórmula 1 o nosso compromisso de manter o autódromo no nível mais alto. Não tem uma relação direta, mas é uma demonstração de compromisso para manter o equipamento no maior nível possível", explicou.O GP do Brasil é realizado em São Paulo de forma ininterrupta desde 1990. A última renovação de contrato foi assinada em 2014, quando teve como contrapartida do poder público a realização de uma ampla reforma em Interlagos. O valor total da revitalização é de R$ 160 milhões, valor aplicado desde 2015 na construção de novas áreas para trabalho das equipes. Deste total, R$ 41 milhões foram investidos na reforma dos boxes, vistoriada pela Prefeitura nesta quinta.O promotor do GP do Brasil, Tamas Rohonyi, contou que no começo de outubro esteve em Londres para uma reunião com a chefia da Fórmula 1 e voltou de lá otimista por um novo acordo. "Nossa negociação não é pública, nem pode ser. Posso dizer que a negociação continua. Está indo muito bem. Acredito que o contrato será renovado até 2030, que é o nosso objetivo", disse. Além de São Paulo, o Rio de Janeiro quer receber a corrida. A prova seria realizada em um autódromo a ser construído no bairro de Deodoro.TÉRMINO EM JANEIRO - O pacote completo de obras em Interlagos só vai terminar em janeiro. A parte faltante é a cobertura do paddock. "Falta fazer a cobertura. Só não fizemos porque vai ficar para a realização da WEC (Mundial de Endurance, em janeiro). Aí sim vamos terminar totalmente a área", explicou o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Victor Aly.Entre as novidades para as equipes para o GP deste ano, estão os boxes com um teto 80 centímetros mais alto e com portas elétricas em vez de manuais. Todo o prédio ganhou um piso novo, mais claro, e iluminação de LED. Como não há mais divisórias fixas, cada escuderia terá mais autonomia para configurar o espaço de acordo com o interesse e com a quantidade de equipamentos.Parte dos pertences das equipes já começou a chegar e está guardado no autódromo. Parte das cerca de 700 toneladas de equipamentos veio de navio e está em São Paulo desde a semana passada.

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