DESTAQUE

Richard Ríos é referência do Bugre no meio de campo

Jogador se consolida como peça fundamental na equipe do Guarani

Júlio Nascimento
14/02/2023 às 12:50.
Atualizado em 14/02/2023 às 12:50
Com um gol e uma assistência, Rios já desperta atenção de outros clubes (Thomaz Morastegan/Guarani FC)

Com um gol e uma assistência, Rios já desperta atenção de outros clubes (Thomaz Morastegan/Guarani FC)

Há uma peça no time de Mozart Santos que faz o meio-campo funcionar. Seus avanços ofensivos ajudam na frente, mas também é intenso na marcação e não deixa de colaborar defensivamente. Richard Ríos é uma espécie de curinga que vem ganhando cada vez mais importância no Guarani.

Autor do gol na vitória contra o São Bento na última rodada, o camisa 18 é um dos principais nomes do Bugre na temporada. 

Nascido em Vegachí, cidade de apenas 10 mil habitantes na Colômbia, Ríos foi criado no futsal. E foi justamente nas quadras que chamou atenção do Flamengo em 2018, quando disputava a Liga Sul-Americana da Zona Norte, organizada pela Conmebol no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. 

O Flamengo decidiu apostar no atleta e transformou Richard Ríos em volante de campo. No primeiro ano, atuando pelo sub-20, precisou de um tempo para se adaptar, mas foi ganhando espaço pela agilidade no meio-campo. Depois, com mais química no futebol brasileiro, se destacou nas competições de base e chamou atenção de Maurício Souza. Foi promovido ao time principal e participou de jogos do Campeonato Carioca. 

Com a metodologia de grandes investimentos no Flamengo, Ríos não recebeu muitas oportunidades na equipe profissional e foi emprestado ao Mazatlán, do México, antigo time de Giovanni Augusto. Foram apenas seis jogos e uma grave lesão no joelho que afastou o volante dos gramados por meses. 

Quando recuperado, Ríos não teve o contrato renovado com o time mexicano e ficou à disposição do mercado. Oferecido ao Guarani, agradou a diretoria e recebeu proposta para defender o Bugre. Rapidamente chamou atenção do técnico Mozart pela disposição física, mas o excesso de vontade gerou preocupação na comissão técnica.

O começo foi de altos e baixos. Richard Ríos foi expulso duas vezes na Série B, inclusive no dérbi, precisando receber puxões de orelha do treinador e dos seus companheiros. Ainda assim, Mozart pediu pela permanência do volante e a diretoria optou por incentivar o crescimento de Ríos. 

Ele recebeu proposta do Bolívar em dezembro, em valores próximos a R$ 4 milhões, mas a oferta foi declinada.

Valorização

Internamente, o departamento de futebol do Bugre sempre acreditou que Ríos iria se valorizar com o passar dos jogos. A ideia é uma futura negociação recebendo ofertas acima de R$ 15 milhões. O contrato do volante colombiano vai até novembro, mas existem conversas pela renovação. O bom Campeonato Paulista, inclusive com gol e assistência nos últimos jogos, colabora no aumento de interessados no atleta de 22 anos. Os direitos econômicos do camisa 18 são divididos entre Guarani, Flamengo e o estafe do próprio Richard.

"Eu sempre gostei de enfatizar a transformação dos jogadores. Eu já pensava isso como atleta e entender esse processo é fundamental. Hoje, como treinador, eu tenho certeza que o jogador é o protagonista. O Richard Ríos é exemplo disso. Um jogador com drible curto e que abre caminhos na marcação. Começou com expulsão, sendo vaiado, mas futebol proporciona essa volta por cima e a oportunidade de reescrever a história", enalteceu Mozart.

Desfalque

Apesar do momento positivo e do gol contra o São Bento, Richard Ríos recebeu o terceiro amarelo em Sorocaba e não ficará à disposição da comissão técnica no confronto de amanhã, diante do São Bernardo, no Brinco de Ouro. Os volantes Wenderson, Leandro Vilela, Lima e Alan Santos são alternativas no meio-campo. 

Além da confirmada ausência de Ríos, o Bugre ainda espera avaliações do departamento médico sobre Derek e Bruninho, desfalques no último sábado, além de Diogo Mateus, que ficou no banco de reservas por conta de desgaste muscular.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por