REABILITAÇÃO

Pressionado, Guarani desafia o Sport na Ilha

Há 13 rodadas na zona da degola, Bugre busca reação na Série B

Júlio Nascimento
27/07/2022 às 20:09.
Atualizado em 28/07/2022 às 08:31
Mozart e o elenco do Guarani estão confiantes na união do grupo para superar a má fase do primeiro turno (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

Mozart e o elenco do Guarani estão confiantes na união do grupo para superar a má fase do primeiro turno (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

"Cada jogo será tratado como uma final a partir de agora.” A enfática frase do técnico Mozart Santos define qual será o comportamento do Guarani durante todo o segundo turno da Série B do Campeonato Brasileiro. Desde a sétima rodada na zona de rebaixamento, o Bugre vai à Recife, enfrentar o Sport nesta quinta-feira, às 21h30, na Ilha do Retiro, em sua primeira das chamadas finais para fugir desta crítica situação.

Com 19 pontos, o Bugre está na 18ª colocação e pode ultrapassar CSA (20 pontos) e Operário (21) em caso de resultado positivo nesta 21ª rodada. Neste cenário - mesmo que momentaneamente -, o Alviverde deixaria a zona de rebaixamento depois de 13 rodadas consecutivas.

No entanto, o desafio é grande e a equipe vai precisar de transpiração para superar os obstáculos. O anfitrião Sport não vence há três rodadas, vai estrear o novo técnico Claudinei Oliveira e quer recuperar a quinta colocação. Com 27 pontos, o Leão está em 10º e pode se aproximar do G-4 se vencer o Guarani.

“A gente sabe que jogar na Ilha do Retiro é muito difícil. Mas todo jogo agora é uma final. Temos que ir lá e buscar os três pontos. Todo mundo já está ciente e focado no mesmo objetivo. A gente pode sair dessa situação. Depende de nós mesmos”, aponta o atacante Júlio César.

Desde a chegada de Mozart, o Guarani entrou em campo quatro vezes: empatou com CRB, Chapecoense e Brusque, venceu o líder Cruzeiro e acabou derrotado contra o Bahia. Dos últimos 15 pontos, conquistou seis e agora tenta alavancar sua campanha como visitante. Em nove jogos fora do Brinco de Ouro venceu apenas um, diante do Novorizontino, ficando com 25% de aproveitamento.

“A gente tem que parar de olhar a classificação, o resultado dos outros e fazer começar a fazer o nosso. Se a buscar o nosso resultado, acho que lá na frente vamos mudar a situação. O momento é de focar nas nossas decisões”, completa Júlio.

O atacante, que ainda não marcou em 2022, deve ser mantido como titular por Mozart Santos. No último treinamento, o trio ofensivo foi completado por Nicolas Careca e Bruno José. Com 12 gols marcados em 20 jogos, o Bugre tenta melhorar as estatísticas do ataque para conseguir os resultados positivos.

“O atacante precisa de gol. E eu me cobro bastante para que isso aconteça. Mas o mais importante é o Guarani vencer, independentemente de quem faça o gol. Esse ano está complicado, estou sofrendo com algumas lesões. Mas estou voltando, pegando a minha forma física, para ajudar a equipe”, explicou o camisa 7.

Retrospecto

Guarani e Sport se enfrentaram 42 vezes ao longo da história. Os campineiros venceram 14 destes 42 confrontos contra 12 vitórias do Leão, além de 16 empates. No primeiro turno, no Brinco de Ouro, a partida terminou empatada sem gols.

Historicamente, o Bugre costuma dar trabalho para o Sport mesmo atuando na Ilha, mas leva desvantagem no retrospecto: foram 20 jogos em solo pernambucano com cinco vitórias, cinco empates e dez derrotas.

Para seguir com o histórico positivo na Ilha contra o Guarani, o Leão aposta em um novo treinador: Claudinei Oliveira. O comandante desembarcou no final de semana, trabalhou com o grupo nos últimos três dias e agora estreia no banco de reservas.

FICHA TÉCNICA

SPORT x GUARANI

SPORT: Carlos Eduardo; Ewerthon (Ezequiel), Chico, Sabino e Sander; Ronaldo Henrique, Fabinho, Everton Felipe (Blas Cáceres) e Thiago Lopes (Denner); Luciano Juba e Vanegas. Técnico: Claudinei Oliveira

GUARANI: Kozlinski; Diogo Mateus, Ernando, João Victor e Jamerson; Leandro Vilela, Rodrigo Andrade (Madison) e Isaque; Júlio César, Bruno José e Nicolas Careca. Técnico: Mozart Santos

Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)

Local: Ilha do Retiro, em Recife (PE)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por