UNIÃO E COMPROMETIMENTO

Ponte traça planejamento para a grande batalha final

Somente vitória assegura Série B, sem depender de combinações de resultados

Elias Aredes
22/11/2023 às 18:14.
Atualizado em 22/11/2023 às 18:14

João Brigatti faz as contas e quebra a cabeça por um time ideal (Diego Almeida-Pontepress)

O treinamento não é o único expediente adotado por jogadores e pela comissão técnica da Ponte Preta antes do confronto decisivo de sábado, contra o CRB, às 17 horas, no estádio Moisés Lucarelli, válido pela rodada final da Série B do Campeonato Brasileiro. Com 39 pontos e na 16ª posição, a Macaca sabe que seus adversários diretos pela permanência são Tombense e Chapecoense, com 37 pontos e ainda o Sampaio Corrêa, que ao vencer o Avaí por 4 a 0 chegou aos 39 pontos, mas supera a Ponte Preta porque tem um saldo melhor (enquanto a Alvinegra tem o saldo negativo de 14 gols, o time maranhense está com 9 gols de saldo negativo).

Neste cenário, a vitória pontepretana encerra a discussão. A Macaca assegura a sua permanência. Em caso de empate ou derrota contra a equipe alagoana, a calculadora terá que entrar em cena. Caso o último jogo no Majestoso termine em empate, a Alvinegra campineira terá que torcer por empates ou derrotas do Tombense diante do Mirassol e que a Chapecoense não vença o Vitória (BA), na Arena Condá. Caso um dos dois times ganhe três pontos, a Ponte Preta precisará torcer por derrota do Sampaio Corrêa contra o Sport.

O cenário ficaria desconfortável em caso de derrota em Campinas. Nesta hipótese, a Ponte Preta só será salva se Tombense e Chapecoense não vencerem suas partidas. Caso um dos concorrentes vença a partida, a Ponte Preta disputará a Série C em 2024.

Independente dos quadros traçados e da apreensão do torcedor, o zagueiro Fábio Sanches considera que as últimas partidas comprovaram que a Macaca está pronta para cumprir a sua missão. “ A gente vinha de uma sequência um pouco ruim e o nosso desempenho no dia a dia estava tenso. Quando a gente consegue bons resultados (contra Tombense e Juventude) é claro que a semana fica mais tranquila e a confiança vem naturalmente. No último jogo (contra o Juventude), nós merecíamos a vitória”, disse o zagueiro e capitão da equipe.

Apesar dos 21 gols marcados e com a marca de pior ataque da competição, o zagueiro Fábio Sanches considera que a Ponte Preta pode alcançar a permanência, principalmente pela capacidade de resistência do sistema defensivo, que tomou 35 gols e tem o melhor desempenho entre as equipes que lutam contra o rebaixamento. “Nós contamos com toda a equipe (para defender). Isso vai desde os atacantes que ajudam na marcação. Isso facilita muito e é mérito do (técnico) João Brigatti”, disse o zagueiro da alvinegra campineira.

Atento a parte emocional, Fábio Sanches considera que o foco é aproveitar a semana para apurar qual a melhor maneira para controlar a ansiedade e jamais sucumbir diante das armadilhas preparadas para esta última rodada. “É um jogo decisivo e a gente conversa, mas é algo que depende somente da gente. Estamos melhorando a cada jogo. Tudo vai dar certo e nós não vamos cair”, disse o zagueiro pontepretano.

O jogador também reconhece a postura de solidariedade da torcida na busca pela permanência na Série B. Na visão de Fábio Sanches, o prêmio pelo esforço virá após o apito final do árbitro. “A torcida vem nos apoiando nos jogos e nos momentos difíceis. Eles sempre nos acompanham. Mas é o último jogo e peço o apoio deles. Que eles estejam torcendo dentro do campo para que a gente dê o máximo para conseguir esta vitória”, completou.

Para a partida de sábado, contra o CRB, o técnico João Brigatti terá que desatar nós na escalação. A lateral-direita vive um clima de indefinição. Weverton, que atuou contra o Juventude, está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo.
Luiz Felipe, por sua vez, está com dores no tornozelo e está em processo de avaliação pelo Departamento Médico. Já o lateral e atacante Maílton encontra-se com um problema muscular e não tem presença assegurada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por