RETROSPECTO

Ponte tenta melhorar os números contra ‘gigantes’

Desde 2018, equipe tem aproveitamento de 33,3% contra os grandes

Elias Aredes Jr.
18/01/2025 às 08:24.
Atualizado em 18/01/2025 às 08:24

Pedrinho e Gustavo Telles estão integrados ao time profissional (Artur Henrique-Pontepress)

Quando entrar em campo amanhã, às 20h30, para enfrentar o Santos, no estádio Moisés Lucarelli, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato, a Ponte Preta tentará melhorar o seu retrospecto recente contra os gigantes paulistas. Desde que foi rebaixada no Campeonato Brasileiro de 2017 (e esses encontros ficaram quase que restritos às competições regionais), a Macaca fez 23 jogos, com sete vitórias, dois empates e 14 derrotas, com aproveitamento de 33,3%. 

O único gigante paulista que enfrentou a Macaca em eventos de âmbito nacional nesse período foi o Santos, que, na Série B do ano passado, venceu no turno inicial por 2 a 1, em Campinas, e, no segundo turno, colheu um empate por 2 a 2 na Vila Belmiro. Na contagem geral, desde 2018, o saldo contra a equipe da baixada santista é de duas vitórias, um empate e três derrotas; e um aproveitamento de 38,8%. 

Contra o Corinthians, o quadro melhora. Até os dias atuais, seis encontros foram realizados com três vitórias e três derrotas. Algumas vitórias foram importantes, como a do dia 17 de janeiro de 2018, quando venceu por 1 a 0, com gol de Felipe Saraiva. No ano passado, no dia 25 de fevereiro, um gol de Iago Dias produziu uma vitória vital para as pretensões da equipe chegar as quartas de final. 

Diante do São Paulo, a Ponte Preta teve o menor número de partidas desde 2018, pois foram quatro encontros, sendo que o saldo foi de dois triunfos para cada lado. No ano passado, a vitória por 2 a 0, no Majestoso, representou a inauguração do novo placar eletrônico. 

A pedra no sapato continua sendo o Palmeiras. Desde que deixou de frequentar a primeira divisão do futebol nacional, a Ponte Preta encarou a equipe em sete oportunidades e o saldo foi de um empate e seis derrotas consecutivas. O aproveitamento fica em 4,76%. O último revés ocorreu nas quartas de final do Paulistão do ano passado, quando a Alvinegra foi goleada por 5 a 1. 

Para melhorar este retrospecto diante dos gigantes paulistas, o técnico Alberto Valentim poderá contar com a presença do atacante Victor Andrade, liberado após recuperar-se de dores musculares. O treinador tem duas opções à disposição. Ou ele mantém o esquema com um atacante isolado na frente, ou faz com que Victor Andrade seja parceiro de ataque de Jean Dias. 

Victor Andrade chegaria com credenciais ao time titular. Formado no Santos, na equipe de Vila Belmiro, ele disputou 29 partidas e tem três gols marcados. No começo da carreira, em 2013, foi negociado com o Benfica, de Portugal. Seu cartão de visitas foi na base, no sub-15, em 2010, quando fez 40 gols em 34 jogos. 

Além de contar com Victor Andrade, outra saída que não pode ser descartada é a entrada de Elvis desde os primeiros minutos, apesar do bom rendimento técnico dos armadores Serginho e Pedro Vilhena. O camisa 10 na Série B do ano passado, após período de treinamento, apesar da melhor forma física, ficou no banco de reservas na estreia em Novo Horizonte. 

Outro problema foi gerado a partir da expulsão de Dudu na estreia contra o Novorizontino. A opção provável é que Rodrigo Souza seja colocado em seu lugar. 

Em relação ao elenco, a Diretoria de Futebol Profissional anunciou que o armador Pedrinho e o volante Gustavo Telles, destaques na última edição da Copa São Paulo, estão integrados ao trabalho da equipe profissional. O time sub-20 foi eliminado ao perder para o Botafogo-RJ pelo placar mínimo. O técnico Edson Boaro está integrado aos profissionais como auxiliar técnico.

Time

O provável time deverá ser formado por: Diogo Silva, Maguinho, Saimon, Artur e Danilo Barcelos; Emerson, Rodrigo Souza, Pedro Vilhena, Serginho e Léo Oliveira (Victor Andrade); Jean Dias (Elvis). A Ponte Preta começa a rodada com três pontos no D, mesma pontuação de Palmeiras e São Bernardo. O Velo Clube não somou ponto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Anuncie
(19) 3736-3085
comercial@rac.com.br
Fale Conosco
(19) 3772-8000
Central do Assinante
(19) 3736-3200
WhatsApp
(19) 9 9998-9902
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por