Alberto Valentim quer a quinta vitória como visitante (Marcos Ribolli)
Os resultados da rodada ajudaram e a Ponte Preta manteve a vice-liderança do Grupo D do Campeonato Paulista com 19 pontos. O São Bernardo lidera a chave com 22 pontos. A Macaca travará uma disputa direta pela vaga contra o Palmeiras, o atual tricampeão e que está com 17 pontos após o empate sem gols diante do São Paulo.
Para conseguir a vaga nas quartas de final, a equipe campineira terá diante de si a equipe do São Paulo, amanhã, às 19h30, no Morumbi e encerra sua participação no domingo, às 18h30 contra o Red Bull Bragantino, no estádio Moisés Lucarelli.
O Palmeiras, por sua vez, tera que ganhar do Botafogo (SP), no Alianz Parque, no meio de semana, e a na rodada derradeira, a equipe treinada por Abel Ferreira enfrenta fora de casa o Mirassol, integrante da Série A do Brasileirão.
Caso a equipe campineira vença o tricolor paulista e o Verdão não ganhe do time de Ribeirão Preto, a classificação estará antecipadamente assegurada.
Ao considerar o retrospecto em fases classificatórias, a Ponte Preta superou pelo menos um gigante na pontuação na maioria das edições com a atual fórmula de disputa. Em 2017, quando chegou as finais da competição, a Ponte Preta bateu Santos e Palmeiras e fez a final contra o Corinthians.
Em 2018, os 12 pontos conquistados deixaram a equipe fora da fase decisiva . Em 2019, os 19 pontos foram insuficientes para superar Red Bull Brasil, com 27 pontos e o Santos, com 23 pontos, mas a campanha pontepretana foi melhor que do São Paulo, com 15 pontos no Grupo D, mas que conseguiu a classificação as quartas de final. Na edição de 2020, a equipe terminou com 16 pontos em 14 confrontos, mas o que foi suficiente para superar nos critérios de desempate o Santos, também com 16.
Na edição de 2021, a campanha da Macaca, no Grupo A, foi melhor que a do Peixe, no Grupo D. As duas equipes tiveram 13 pontos, mas a alvinegra campineira ficou com saldo de gols melhor (sete gols negativos do Santos contra três negativos da Macaca).
Com o rebaixamento com nove pontos em 2022, a volta a divisão de elite ocorreu no ano passado, quando os 17 pontos no Grupo B foram superiores aos 14 pontos acumulados pelo Corinthians no grupo C.
Confronto
Para o confronto diante do São Paulo, o volante Dudu e o zagueiro Saimon não estarão disponíveis. Eles tomaram o terceiro cartão amarelo no empate sem gols contra o Botafogo(SP), no sábado. Pedro Vilhena não vai jogar por ser um atleta vinculado ao São Paulo, que não permite sua utilização.
Outro atleta em observação é Danilo Barcelos, que saiu no primeiro tempo após receber uma entrada e ficar com uma lesão muscular.
O departamento médico terá participação essencial na definição da equipe principal. Os volantes Emerson Santos e Léo Oliveira cumpriram suspensão automática e voltam a ficar à disposição. Contratado para disputar posição com Elvis, o meia Serginho está sem atuar desde 29 de janeiro devido a uma lesão muscular na coxa. A expectativa que ele seja relacionado para compor a delegação.
Os dois principais jogadores na parte técnica ainda estão excluídos das atividades. Elvis está submetido a um tratamento de um problema na coxa direita enquanto Jeh vive sua fase final de recuperação de uma cirurgia realizada no fim de novembro de 2024 para reinserção do músculo reto femoral da coxa direita.
Em seus discursos, o técnico Alberto Valentim insiste na interferência do calendário para construir um rendimento técnico melhor. “Não é desculpa, mas é quase desumano. Estamos em uma sequência de dez partidas, temos que lembrar disso. Ainda assim, tivemos altos números de distância percorrida”, disse.
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram