TIME FALTOSO

Ponte sofre com indisciplina na Série B

Macaca é a equipe com mais faltas cometidas e cartões levados na competição; média precisa ser reduzida

Wendell Coral
23/10/2022 às 11:00.
Atualizado em 23/10/2022 às 11:00
Felipe Amaral, com 11 cartões amarelos, é o jogador mais indisciplinado da Ponte Preta na Série B (Álvaro Jr./PontePress)

Felipe Amaral, com 11 cartões amarelos, é o jogador mais indisciplinado da Ponte Preta na Série B (Álvaro Jr./PontePress)

Time mais indisciplinado da Série B do Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta se manteve regular em duas estatísticas negativas durante a disputa da competição. 

A primeira delas é a questão dos cartões amarelos. Ao longo da segunda divisão nacional o técnico Hélio dos Anjos encontrou problemas em repetir escalações entre uma rodada e outra por conta da suspensão de atletas. Sendo raras as vezes que conseguiu manter a mesma equipe por dois duelos consecutivos, a comissão busca frear o número. Até aqui, em 36 jogos disputados, a Macaca levou 121 cartões, sendo 115 amarelos e seis vermelhos. 

Com uma média de aproximadamente quatro cartões a cada 90 minutos, o clube campineiro é seguido pelo Grêmio Novorizontino, com 107 infrações seguidas de advertência. Entre os jogadores do plantel da Alvinegra, o volante Felipe Amaral é quem lidera ao lado de Jean Carlos, do Náutico, e de Arthur Rezende, do Vila Nova, o ranking dos atletas com o maior número sofrido: foram 11 advertências em 30 confrontos realizados pelo jogador da Ponte. 

Na partida anterior, por exemplo, a Nega Véia foi advertida com sete cartões (um deles na cor vermelha após entrada dura de Léo Naldi). Outro levantamento feito são as faltas cometidas. De longe, a Ponte Preta é a equipe com mais infrações neste quesito. Nas 36 rodadas, o time acabou sendo responsável por 652 faltas, uma média superior a 18 por duelo (contra o CSA, na quinta-feira, 17 faltas pontepretanas foram marcadas). O Ituano, segundo colocado, tem menos de 600. 

Restando dois jogos a serem cumpridos e sem perspectivas dentro do campeonato, a expectativa é de que a Macaca trabalhe a questão disciplinar com o objetivo de reduzir os números negativos em cartões e faltas.

Surpresa

Uma novidade na lista de relacionados para o jogo contra o CSA, na quinta-feira, acabou sendo Vitor Hugo Amorim de Assis, mais conhecido como Vitinho. Aos 18 anos, o meio-campista marcou presença pela primeira vez entre os atletas convocados pela comissão técnica.

Apesar de não sair do banco de reservas, o garoto viveu uma sensação inédita e esteve acompanhado de perto pela avó, de 83 anos, e que cuidou da jovem promessa quando criança. Com contrato válido até o dia 31 de dezembro de 2025, o jogador é considerado muito promissor e, assim como o artilheiro Eliel, é esperança da diretoria executiva do clube para dar frutos aos cofres da Alvinegra no futuro. 

Vitinho começou a figurar nas atividades do time profissional desde a chegada de Hélio dos Anjos, durante a disputa do Campeonato Paulista. Em 2022, são 17 jogos realizados pelo sub-20 e um gol marcado. Nos olhos do comandante da Macaca, o atleta pode receber a primeira oportunidade ainda na reta final do Campeonato Brasileiro da Série B ou até mesmo no início da próxima temporada. 

“O Vitinho começou a treinar no elenco profissional desde quando eu cheguei no clube, em fevereiro. Ele teve uma situação que eu não tenho o direito de falar publicamente e também sofreu uma grave contusão no joelho. Isso atrasou, porque ele se recuperou e voltou a jogar no Sub-20 para se recompor. Trouxe ele novamente e resolvi colocá-lo na relação para entrar no ambiente, eu sempre quero dar oportunidades aos jovens, mas é necessário ter cuidado e paciência. Vitinho está nos planos para 2023”, explicou o técnico Hélio dos Anjos.

Desfalques

Para o penúltimo jogo da temporada, diante do Criciúma, na sexta-feira, a partir das 21h30, a Ponte Preta tem cinco desfalques por suspensão.

-O zagueiro Mateus Silva, os laterais Norberto e Artur, além do atacante Echaporã, receberam o terceiro cartão amarelo e são ausências certas. O volante Léo Naldi, por expulsão direta em carrinho forte no campo defensivo, também cumprirá suspensão automática.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por