EM CASA

Ponte quer vencer Timão e convencer os torcedores

A Macaca tem retrospecto favorável contra o Corinthians no Majestoso

Elias Aredes Jr.
29/01/2025 às 15:34.
Atualizado em 29/01/2025 às 15:34
Alberto Valentim: cada adversário merece uma escalação diferente (Marcos Ribolli-Pontepress)

Alberto Valentim: cada adversário merece uma escalação diferente (Marcos Ribolli-Pontepress)

Construir um rendimento técnico capaz de transmitir confiança à torcida para o restante da competição é um dos objetivos da Ponte Preta no jogo contra o Corinthians, marcado para hoje, às 19h45, no estádio Moisés Lucarelli e válido pelo Campeonato Paulista. Com quatro jogos disputados e seis pontos ganhos, a comissão técnica liderada por Alberto Valentim respirou aliviada pelo fato de que metade do caminho foi percorrido para assegurar a permanência na divisão de elite. Alcançar os 12 pontos no menor prazo possível é condição essencial para pensar em voos mais altos. 

Ao contrário do pensamento dos torcedores pessimistas, o retrospecto demonstra que o Corinthians pode ser uma alavanca ideal. Desde que a Macaca subiu para a divisão de elite nacional pela primeira vez no formato com 20 times e pontos corridos, em 2011, as duas equipes já se encontraram 11 vezes no estádio Moisés Lucarelli. 

O saldo é de seis vitórias pontepretanas, dois empates e três derrotas. No retrospecto geral como mandante diante do Timão, o balanço é de 19 vitórias, 17 empates e 26 vitórias corintianas. Até os dias atuais, ao se contabilizar a história completa, verifica-se que o Corinthians tem 76 triunfos, enquanto 30 empates e 33 vitórias da Macaca estão registradas em 139 jogos, segundo o site de estatísticas O Gol. No seu site oficial, a Ponte Preta afirma que foram realizados 172 jogos duelos. 

No passado recente, duas derrotas produziram decepção. No dia 28 de abril de 2013, com 12.460 pagantes, em jogo válido pelas quartas de final do Paulistão, o Corinthians venceu por 4 a 0 e piorou o clima do técnico Guto Ferreira com o então presidente Márcio Della Volpe, que não escondeu o descontentamento pelo fato da equipe não ter buscado a vitória diante do Bragantino na última rodada na fase inicial, o que produziria uma fuga do confronto diante do Corinthians. 

O destino proporcionou uma chance de acerto de contas em 2017, quando a Ponte Preta subverteu as previsões, passou pelo Palmeiras na semifinal e foi para a decisão contra o Corinthians. Nova decepção foi colhida no dia 30 de abril. A derrota por 3 a 0 no Majestoso fez o sonho do título se desfazer. 

Também existem fatos positivos para serem celebrados na história. Nas quartas de final do Paulistão de 2012, a Ponte Preta levou a melhor e venceu por 3 a 2 no estádio do Pacaembu. Em 1980, a Ponte Preta eliminou o Corinthians, na semifinal do 2˚ turno do Campeonato Paulista, após empate por 1 a 1 e vitória por 3 a 0. Além da decisão de 2017, pontepretanos e corintianos foram finalistas em 1977 e 1979. Em ambas, o Corinthians foi o vencedor. 

No embate de hoje, o técnico Alberto Valentim tem um leque aberto para definir os titulares. Na lateral-direito, Maguinho teve cansaço físico na partida contra a Internacional e deverá abrir espaço para Pacheco. No meio de campo e no ataque as disputas de posição prevalecem. Pedro Vilhena vem em queda de produção física e técnica, o que ser a brecha para recolocar Elvis como titular. Autor do gol diante do Leão, em Limeira, Everton Brito pode aparecer como titular, assim como o atacante Danrlei. 

Em entrevistas coletivas anteriores, Alberto Valentim não descartou a hipótese de promover mudanças constantes no time titular, um cenário reafirmado após a constatação de que alguns atletas mostram exaustão após disputarem quatro jogos em um intervalo de 10 dias.

FICHA DO JOGO 

PONTE PRETA X CORINTHIANS 

Ponte Preta - Diogo Silva; Pacheco(Maguinho), Saimon, Artur e Danilo Barcelos; Dudu , Emerson Léo Oliveira, Pedro Vilhena (Elvis) e Serginho; Jean Dias(Everton Brito ou Danrlei). 

Técnico: Alberto Valentim 

Corinthians - Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Cacá e Bidu; Raniele, Alex Santana , Carillo e Coronado ;Depay e Yuri Alberto. 

Técnico: Rámon Díaz. 

Juiz: Luiz Flávio de Oliveira. 

Horário: 19h45. 

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por