PLANEJAMENTO

Ponte Preta traça planos para a próxima temporada

De olho no ranking da CBF, Macaca busca melhorar colocação na Série B

Júlio Nascimento
07/10/2022 às 13:50.
Atualizado em 07/10/2022 às 13:50
Presidente Eberlin espera Macaca alcançar os 45 pontos para avançar em renovação com Hélio dos Anjos (Diego Almeida/PontePress)

Presidente Eberlin espera Macaca alcançar os 45 pontos para avançar em renovação com Hélio dos Anjos (Diego Almeida/PontePress)

Faltam cinco rodadas para o término da Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto entre Criciúma e Náutico, às 19h, em Santa Catarina, abre a 34ª rodada da competição. A Ponte Preta, entretanto, entra em campo apenas amanhã, diante do Vila Nova, às 19h, no Moisés Lucarelli, em Campinas.

Com 43 pontos, a Macaca abre a rodada literalmente na metade da tabela. O décimo lugar representa o que tem sido a campanha da equipe até o momento. São oito pontos de vantagem para o CSA, primeiro integrante da zona de rebaixamento, enquanto a distância para o quarto colocado, Vasco da Gama, está em nove pontos.

O discurso de brigar pelo acesso, entoado por Hélio dos Anjos, foi abafado pelas derrotas consecutivas para Cruzeiro e Sampaio Corrêa. No entanto, ainda há muito em jogo para a Macaca nesta reta final de competição. O planejamento e a projeção para a próxima temporada ainda são pautas discutidas internamente.

A principal preocupação da classificação final da Macaca envolve o Ranking da CBF, determinante para decidir a participação da equipe na próxima edição da Copa do Brasil. Diferente de outras temporadas, a Ponte Preta não vai para o torneio via Federação Paulista de Futebol. São Paulo, Red Bull Bragantino, São Bernardo e Ituano estão garantidos pelo Estadual. A quinta vaga pode ficar com o Botafogo, vice do Troféu do Interior.

Sem o título da Série B e/ou acesso, um dos caminhos para garantir um lugar no torneio mais rentável do Brasil, a Ponte Preta ainda está em posição confortável para ocupar uma das 10 vagas via Ranking da CBF. Excluindo os times que estarão no torneio por outros meios, a Macaca é a nona na lista, atrás de Santos, Ceará, Bahia, Juventude, Chapecoense, Avaí, Sport, Vitória e Ponte Preta. Ela aparece na frente de Criciúma, Guarani, Figueirense e Tombense, os próximos na fila.

No último ranking da CBF, a Macaca ficou na 29ª colocação e participou da Copa do Brasil como integrante de uma das 10 vagas. A projeção, com base na situação atual da Série B, é que a equipe perca duas posições e ocupe o 31º lugar. A equipe foi ultrapassada pelo Vitória - que ocupa justamente um lugar na frente no ranking - e também pelo Vila Nova (que já tem vaga na Copa do Brasil por conta da Federação Goiana).

Planejamento

O departamento de futebol da Macaca espera a equipe alcançar os 45 pontos para avançar nas tratativas com Hélio dos Anjos. O treinador tem contrato até o final da Série B, mas sinalizou com interesse de permanecer para disputar o acesso da Série A2 do Campeonato Paulista do ano que vem.

“A minha família está adaptada ao clube, à cidade e me sinto muito realizado na Ponte Preta. Eu já tive oportunidade de disputar a Série A2 em duas oportunidades e consegui dois acessos. Quem sabe não consiga o terceiro com a Ponte Preta. É claro que o nosso foco está na reta final da Série B e isso será discutido em outro momento”, explicou Hélio dos Anjos em entrevista recente.

Dos titulares apenas quatro jogadores ainda não têm contrato garantido para 2023: o goleiro Caíque França, os zagueiros Mateus Silva (emprestado pelo Cruzeiro) e Fábio Sanches, além do meia Fessin (emprestado pelo Corinthians). As tratativas com Caíque França foram iniciadas. O jogador, valorizado pela regularidade, está nos planos. As outras negociações não dependem exclusivamente da Macaca.

O presidente Marco Antônio Eberlin ainda precisa lidar com a valorização de muitos atletas por conta do segundo turno da Macaca na Série B. Este é o caso dos volantes Felipe Amaral, Léo Naldi e Wallisson. O trio foi sondado por equipes diferentes da primeira divisão, mas o clube campineiro confia nos contratos longos e nas multas rescisórias estabelecidas nas renovações contratuais. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por