JOGOS IMPORTANTES

Ponte Preta tem sequência decisiva

Trabalho do técnico Hélio dos Anjos será avaliado em confrontos diretos contra a zona da degola

Júlio Nascimento
17/06/2022 às 18:48.
Atualizado em 18/06/2022 às 09:04
Família dos Anjos encontra dificuldades para estabelecer uma padrão de jogo que garanta pontos na competição (Diego Almeida/Pontepress)

Família dos Anjos encontra dificuldades para estabelecer uma padrão de jogo que garanta pontos na competição (Diego Almeida/Pontepress)

Após a decisão de não fazer alterações na estrutura de trabalho com campeonato em andamento - como ocorreu com Gilson Kleina no Paulistão -, a direção da Ponte Preta sabe que os jogos restantes no primeiro turno da Série B são de uma importância ainda maior. Se as oscilações continuarem, mesmo diante de adversários mais acessíveis, será impossível segurar o técnico Hélio dos Anjos no cargo e mudanças no departamento de futebol também podem ocorrer.

Nas reuniões no Moisés Lucarelli se discutiu a possibilidade da troca imediata da comissão técnica. No fim, prevaleceu a ideia do voto de confiança e continuidade do trabalho. Mas todos sabem que não haverá clima para sequência em caso de resultados negativos nos jogos restantes da primeira metade do Campeonato Brasileiro.

O presidente da Macaca, Marco Antônio Eberlin, sinalizou que não é favorável ao desligamento de treinadores com a competição em andamento. No caso de Kleina no Campeonato Paulista, prevaleceu que o treinador não havia sido uma escolha da atual diretoria e o desgaste se arrastava desde o ano passado.

Mas, além da avaliação sobre o trabalho de Hélio dos Anjos, existe uma outra questão relevante. O clube tem negociações com jogadores em andamento. Os atuais dirigentes estão conduzindo tratativas para contratar um volante, um meia e mais um atacante. Os contatos já foram feitos. A expectativa é que os nomes sejam anunciados na abertura da janela de transferências no dia 18 de julho.

Aproveitamento

Contra os times do pelotão de frente da competição não houve disputa acirrada. Além da derrota para o Cruzeiro, a Macaca também perdeu para o Bahia (2 a 1), Vasco da Gama (1 a 0) e Sport (2 a 1). Quatro jogos e quatro derrotas contra equipes do G4. E, por isso, a comissão técnica agora trabalha para enfrentar equipes do 'mesmo campeonato' da Ponte Preta: a luta contra a zona de rebaixamento.

Serão seis jogos até o final do primeiro turno: Sampaio Corrêa (em casa), Vila Nova (fora de casa), Tombense (em casa), CSA (fora de casa), Criciúma (fora de casa) e Náutico (em casa). Vale ressaltar que dois destes adversários também estão na zona de rebaixamento: o Vila Nova é o lanterna com 11 pontos. Já o Náutico está com 12 e pode deixar a degola se vencer o clássico pernambucano deste sábado contra o Sport.

Criciúma, Tombense e Sampaio Corrêa estão figurando na parte intermediária da tabela, mas são adversários ainda com altos e baixos na Série B. O planejamento da comissão técnica é buscar os 22 pontos até a virada de turno para dar mais fôlego na segunda metade da competição. Mas, para atingir a meta, a Macaca vai precisar de 10 pontos em 18 que serão disputados: três vitórias e um empate nos seis jogos restantes do primeiro turno – o que daria um aproveitamento de 55% nas próximas partidas.

Ajustes

Após cumprir suspensão na partida contra o Cruzeiro na última rodada, o técnico Hélio dos Anjos volta aos trabalhos e estará no banco de reservas na partida contra o Sampaio Corrêa, na próxima quinta-feira, no Moisés Lucarelli. A Macaca não vai contar com o goleiro Caíque França, expulso no Mineirão. Luan’ e Ygor Vinhas são as alternativas para o time titular.

Por outro lado, a Macaca vai contar com a volta do artilheiro Lucca. O camisa 10 cumpriu suspensão e agora fica à disposição para ajudar dentro de campo. São 12 gols na temporada que deixaram o atacante na disputa pela artilharia da Série B. Só na competição foram seis tentos até o momento.

O lateral Bernardo e o zagueiro Thiago Oliveira também retornam de suspensão. O departamento médico ainda vai avaliar as condições de Norberto, vetado dos últimos jogos, além de Ramon Carvalho, substituído na partida contra o Cruzeiro com dores musculares.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por