Alberto Valentim acredita em bom desempenho (Marcos Ribolli)
Perto de estrear na Série C do Campeonato Brasileiro contra o Figueirense, entre os dias 12 e 14 de abril, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, o técnico da Macaca, Alberto Valentim, acredita que o clube precisa encontrar-se preparado para os desafios no estádio Moisés Lucarelli em virtude da equipe ser uma das principais atrações da competição. "As dificuldades que nós vamos encontrar na série serão enormes, porque a Ponte Preta é um time grande que está na série C. A Ponte será uma das referências", disse o treinador.
Para que tais dificuldades sejam minimizadas, a comissão técnica adotou uma série de providências. Alberto Valentim revelou que, após a eliminação na primeira fase do Paulistão, o analista Bazilio Amaral desencadeou um processo de observação do Figueirense, com a apuração de virtudes e defeitos do oponente catarinense. "Será a primeira final nossa e o Bazílio apura como o treinador (do Figueirense) gosta de jogar, defensiva e ofensivamente, as possíveis saídas e entradas (de jogadores), porque no Figueirense aconteceram algumas mudanças. Esse é o maior problema. Você não sabe direito como está o outro time", disse o técnico, que citou o exemplo do armador Camilo, que saiu da equipe catarinense. Seu destino será o Botafogo-PB. O técnico Thiago Carvalho também não contará com o goleiro Ruan Carneiro, que acertou sua transferência ao Juventude (RS).
Na semana da estreia, Alberto Valentim determinou um pente fino na movimentação de mercado do adversário e uma descrição dos conceitos táticos da comissão técnica. "Vamos ver quem chegou, continuou e trabalhar o lado tático do time", explicou Alberto Valentim.
Os cuidados foram insuficientes para Valentim esquecer os pontos positivos construídos pela Ponte Preta no Campeonato Paulista. "Eu, sinceramente, não consegui digerir esse fato de termos feito (22 pontos), batido alguns recordes, quebrados tabus e não conseguirmos classificar. Já viramos a chave, mas ficou aquele gosto amargo. Nós merecíamos muito passar de fase", lamentou o técnico.
Para ele, a pré-temporada realizada em Atibaia e Bragança Paulista foram fundamentais na construção dos bons resultados obtidos. "Eu falava aos jogadores: "preciso sugar o máximo de vocês porque depois a gente não vai ter tempo para treinar, nós não teremos semanas cheias. Os jogadores compraram a ideia, fizemos uma boa campanha", completou o comandante.
Jogos da Ponte Série C
Figueirense x Ponte Preta
Ponte Preta x Retrô
Confiança x Ponte Preta
Ponte Preta x Anapólis
Ituano x Ponte Preta
Ponte Preta x Brusque
Náutico x Ponte Preta
Ponte Preta x Ypiranga
Ponte Preta x ABC
Maringa x Ponte Preta
Ponte Preta x Tombense
São Bernardo x Ponte Preta
Ponte Preta x Floresta
Caxias x Ponte Preta
Ponte Preta x Guarani
Botafogo-PB x Ponte Preta
Ponte Preta x Itabaiana
CSA x Ponte Preta
Ponte Preta x Londrina
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.