FORMAÇÃO TITULAR

Ponte Preta estuda nova formação

Hélio dos Anjos elabora e aplica, em treinamentos, estratégias para melhorar números ofensivos

Júlio Nascimento
26/05/2022 às 21:19.
Atualizado em 27/05/2022 às 08:07
Elogiado por Hélio dos Anjos, o meia Luiz Fernando, destaque capixaba, luta por espaço na Ponte Preta (Álvaro JR/Ponte Press)

Elogiado por Hélio dos Anjos, o meia Luiz Fernando, destaque capixaba, luta por espaço na Ponte Preta (Álvaro JR/Ponte Press)

A Ponte Preta deve mudar, na sequência da Série B, a formação titular dos últimos jogos. O time para enfrentar o Sport na próxima terça-feira, fora de casa, será preparado com alterações, principalmente no setor ofensivo. A ideia da comissão técnica é melhorar os tímidos números do ataque no Campeonato Brasileiro.

Foram apenas quatro gols marcados em nove jogos até o momento. O ataque da Macaca foi produtivo nas vitórias contra CRB (1 a 0) e Brusque (2 a 0), além do segundo tempo na derrota contra o Bahia (2 a 1). Em outros seis jogos, a equipe passou em branco e registrou a pior produção desde o retorno à Série B em 2018.

A principal dúvida do técnico Hélio dos Anjos para o confronto com o Sport na próxima semana está na formação ideal. Nos últimos 135 minutos, entre o segundo tempo da partida contra o Bahia e o empate com a Chapecoense, a equipe apostou no 4-4-2 com liberdade de chegada dos meias Fessin e Matheus Anjos.

Com a volta de Danilo Gomes, suspenso na última rodada, Hélio pode voltar ao 4-3-3 das vitórias contra CRB e Brusque, repetindo o trio com Lucca, Echaporã e Danilo. Neste caso precisaria escolher entre uma formação com três volantes com Amaral, Léo Naldi e Ramon Carvalho na equipe e sem nenhum meia. Pedro Júnior, titular na última rodada, não aproveitou a chance como esperado.

Mas o estafe também estuda uma formação inédita para aproveitar um dos meias: Fessin e Matheus Anjos são as principais opções no setor. Recentemente, Hélio deixou claro o desejo de aumentar a minutagem destes jogadores nas próximas partidas por conta da característica na Série B.

“O grande ponto é que o nosso jogo não está fluindo. Tentamos na última partida, mas tivemos dificuldade pela característica do Pedro Júnior. O jogo se desenhou muito para a lateral e também perdemos o corredor. Infelizmente a nossa criatividade por dentro ficou limitada a um jogador, o Matheus Anjos. Precisamos encontrar uma forma do meio-campo abastecer melhor o ataque”, explica Hélio dos Anjos.

“No segundo tempo do jogo da Chape eu inverti o lado do Fessin para o jogo fluir em termos de mobilidade e o Norberto cresceu no jogo. Melhoramos, tentamos ainda mais com o Luiz Fernando, que entrou bem mais uma vez. Ele teve uma situação de quase sair do clube, faz 20 dias que tive uma conversa com ele sobre a carreira, e ele reagiu bem. Eu gostei mais do segundo tempo. O Dodô foi inscrito ontem. Não estava inscrito, mas vem treinando bem. Gostei da personalidade dele”, completou.

Novas opções

Elogiado pelo treinador pontepretano, Luiz Fernando não entrava em campo desde o dia 19 de março, no empate contra o Ituano, no encerramento do Campeonato Paulista. O atacante de 22 anos participou do segundo tempo contra o Bahia e também diante da Chapecoense. Já o estreante Dodô, de 24 anos, é uma das apostas da diretoria para a sequência da Série B. O meia estava no Nova Venécia e foi um dos destaques do Campeonato Capixaba.

Os dois jogadores serão observados para a partida contra o Sport nos treinamentos, assim como o jovem Douglas Mendes. O zagueiro de 17 anos tem sido um pedido dos torcedores da Macaca. Sem Thiago Oliveira, o defensor entra na disputa com Fabrício pela titularidade, mas a comissão técnica adota cautela.

“Eu tenho segurado um pouco o DG porque a minha faixa etária defensiva é muito baixa. Ele tem 17 anos. Estou colocando para competir no sub-20 porque no ano passado ele não jogou 10 jogos. Ele precisa crescer competindo, porque de treino é muito bom”, justificou Hélio dos Anjos.

Nos últimos 20 dias, DG ficou no banco de reservas nos jogos contra Novorizontino e Bahia. Ele também participou, no mesmo período, das partidas contra Bragantino e Itapirense na equipe sub-20.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por