COM SHOW DE ELVIS

Ponte Preta empata na estreia da Série C

Elvis deu assistência para o gol de Serginho e protagonizou as principais jogadas da Macaca

Elias Aredes
13/04/2025 às 13:43.
Atualizado em 13/04/2025 às 13:44
Macaca melhorou na parte final e conquistou empate (Léo Piva/Especial Ponte Press)

Macaca melhorou na parte final e conquistou empate (Léo Piva/Especial Ponte Press)

Em uma atuação marcada por altos e baixos, mas com presença marcante de Elvis no segundo tempo, a Ponte Preta arrancou empate por 1 a 1 com o Figueirense, em confronto realizado na tarde de ontem no estádio Orlando Scarpelli e válido pela rodada de abertura da Série C do Campeonato Brasileiro. O desafio seguinte será no próximo sábado, às 16 horas, contra o Retrô, no estádio Moisés Lucarelli, com portões fechados.

O JOGO

Existiam duas opções para a Macaca nos 90 minutos iniciais. A primeira seria impor sua qualidade técnica sobre o adversário. Outra saída seria atuar de acordo com as características da divisão. A escolha foi pelo segundo caminho. Fechada, com espaço diminuto entre as linhas de defesa, a Alvinegra colocou dificuldades à equipe catarinense. O Figueirense tinha a bola, buscava acionar os atacantes Felipe Augusto e Marlyson, mas o trio de zagueiros formado por Saimon, Wanderson e Danilo Barcelos dava conta do recado.

O roteiro esperado seria a armação de jogadas e a presença de Jean Dias no setor ofensivo. Duro era constatar que a bola pouco chegava e não existia criatividade.

A fissura pela marcação era tamanha que, em algumas oportunidades, os jogadores ponte-pretanos ficavam todos dentro da grande área e ofereciam a bola ao armador João Lucas, que ficava sem opções em virtude dos espaços exíguos. Em contrapartida, Jean Dias puxava os contra-ataques e era cercado. Algumas cobranças de escanteio ponte-pretanas foram insuficientes para esconder a ausência de qualidade técnica da primeira etapa.

O cenário da etapa inicial não interessava a ninguém. Cada treinador tratou de adotar providências. No Figueirense, Thiago Carvalho adiantou a marcação e tentou fazer um abafa ao abrir as jogadas pelos lados e explorar os atacantes Renan e Felipe Augusto. A Macaca tinha o contra-ataque e, ao invés dos toques curtos, o expediente adotado foi o da inversão de jogo, o que não deu dividendos. Sem abrir mão de suas convicções, Alberto Valentim fez duas alterações para potencializar a equipe. Dudu foi acionado para proteger a defesa e melhorar o passe ao meio-campo, enquanto Toró surgiu para fazer parceria com Jean Dias. O chute desferido com perigo por Renan, aos 15 minutos, já era um sinal de que a Macaca deveria ser mais atenta para evitar dissabores.

Não adiantou avisar. Aos 18 minutos, a falta foi cobrada pelo lateral Samuel, e Marlyson cabeceou para balançar as redes. Assustada e atordoada, a defesa ponte-pretana quase tomou o segundo em chute perigoso de Samuel. Aos 28 minutos, foi a vez de Kayke receber em boas condições e chutar para fora.

Solução do banco 

A Ponte Preta tratou de reagir e respirou aliviada aos 29 minutos. Após troca de passes, Elvis fez a assistência para Serginho que, dentro da área, encheu o pé e deixou tudo igual. Não faltaram oportunidades para a virada, como aos 44 minutos, em conclusão feita por Pacheco e defendida pelo goleiro Fabrício. No final, o justo foi se contentar com o empate. Com o resultado, a Macaca soma o seu primeiro ponto na competição, ainda embolada entre os times. O técnico Alberto Valentim tem agora uma semana para preparar o grupo visando o duelo contra o Retrô, no próximo sábado, às 16h, no Estádio Moisés Lucarelli, com portões fechados.

FICHA TÉCNICA

FIGUEIRENSE 1X1 PONTE PRETA

Figueirense: Fabrício; Léo Maia, Lucas Dias, Ligger e Samuel(Gabriel Santiago); Breno (Rafinha Potiguar), Flávio e João Lucas(Leonam); Renan(Kayke), Felipe Augusto e Marlyson (Wellington Nem). Técnico: Thiago Carvalho

Ponte Preta: Diogo Silva; Saimon, Wanderson e Danilo Barcelos; Maguinho (Pacheco), Leo Oliveira (Elvis), Luiz Felipe (Dudu), Serginho(Rodrigo), Artur; Victor Andrade (Toró) e Jean Dias. Técnico: Alberto Valentim.

Gol do Figueirense: Marlyson aos 18 minutos do segundo tempo.

Gol da Ponte Preta: Serginho aos 29 minutos do segundo tempo.

Cartões Amarelos: Marlyson, Thiago Carvalho (Técnico) Lucas Dias (Figueirense)/ Danilo Barcelos, Artur, Léo Oliveira, Jonas Toró, Saimon, Wanderson (Ponte Preta).

Renda: R$ 144.347,00 Público: 7217

Juiz:Tarcizo Pinheiro Caetano

Local: Estádio Orlando Scarpe, em Florianópolis 

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por