DESILUSÃO

Ponte Preta é derrotada no Castelão

Sampaio Corrêa se aproxima do G-4, enquanto a Macaca estaciona na zona intermediária

Júlio Nascimento
03/10/2022 às 23:11.
Atualizado em 03/10/2022 às 23:11
Gabriel Poveda venceu duelo dos artilheiros contra Lucca e chegou aos 17 gols na Série B (Ronald Felipe/SCFC)

Gabriel Poveda venceu duelo dos artilheiros contra Lucca e chegou aos 17 gols na Série B (Ronald Felipe/SCFC)

O torcedor da Ponte Preta que ainda sonhava com o acesso na Série B ficou desiludido nesta rodada. Ontem, em visita ao Sampaio Corrêa, em São Luís, no Maranhão, a Macaca acabou sendo derrotada pela Bolívia Querida pelo placar de 2 a 1. Gabriel Poveda e Rafa Costa marcaram para os mandantes, enquanto Echaporã anotou o gol dos campineiros pela 33ª rodada da competição.

O jogo

Desfalcada pela ausência do seu principal articulador – Élvis estava suspenso pelo terceiro amarelo -, Hélio dos Anjos optou por uma formação diferente e escalou o time titular da Macaca com três zagueiros. Ribamar herdou a vaga de Fessin, lesionado, para atuar ao lado de Lucca, enquanto os laterais receberam mais liberdade no sistema ofensivo.
Quando a bola rolou, o sistema defensivo da Macaca sofreu para se adaptar ao novo posicionamento e cedeu espaços.

Logo no primeiro minuto, após cobrança de lateral, Gabriel Poveda apareceu na grande área após erro na cobertura de Léo Santos e Fábio Sanches para mergulhar e abrir o placar. Foi o 17º gol do artilheiro da Série B: 1 a 0 para o Sampaio.
Após o gol sofrido no início de jogo, a Macaca tentou se reorganizar e reagir. Aos 7, Ribamar chegou a marcar o gol de empate, mas a arbitragem flagrou o toque de mão do camisa 14 e anulou o gol. Ele recebeu cartão amarelo pela infração.

A Bolívia Querida voltou a responder depois dos 30 minutos. Primeiro com cabeçada de Rafael Vila após cruzamento de Catatau, mas o meia parou em Caíque França. No lance seguinte, o goleiro da Macaca estava vencido, mas Poveda errou a batida e a defesa conseguiu cortar a tempo de evitar o segundo gol.

Depois de terminar o primeiro tempo com 64% de posse de bola, mas com dificuldade na criação e na contenção das jogadas do adversário, Hélio dos Anjos optou por voltar ao esquema original e promoveu mudanças. Cássio Gabriel entrou no lugar de Léo Santos para dar mais opções no sistema ofensivo. Com bola rolando, a Macaca passou a ser mais perigosa. Ribamar quase empatou aos 4 após desvio de cabeça na área. Depois, aos 5, Artur soltou uma bomba de fora da área e exigiu grande defesa de Luiz Daniel.

Mas a situação foi mudar só aos 16 minutos. Hélio dos Anjos promoveu a entrada de Echaporã no lugar de Felipe Amaral e logo no primeiro lance do atacante, ele recebeu na esquerda, cortou dois marcadores e acertou um bonito chute de fora da área para vencer Luiz Daniel: 1 a 1 no Castelão.

-Inspirado, Echaporã quase virou o jogo aos 27 minutos. O atacante chegou a balançar as redes após ser lançado nas costas da defesa, mas o bandeira flagrou impedimento e o árbitro de vídeo confirmou a posição irregular: gol anulado.

Com os dois times sonhando com o acesso, o Sampaio optou por uma estratégia ofensiva e colocou mais dois atacantes para os minutos finais. A estratégia de Léo Condé funcionou. Aos 40 minutos da etapa final, em seu primeiro lance do jogo, Rafa Costa recebeu cruzamento rasteiro na grande área e completou para fazer o gol da vitória: 2 a 1.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA 2 x 1 PONTE PRETA

Sampaio: Luiz Daniel; Mateusinho, Paulo Sérgio (Joécio), Allan e Lucas Hipólito; André Luiz (Eloir), Ferreira e Rafael Vila (Nadson); Ygor Catatau (Léo Tocantins), Pimentinha (Rafa Costa) e Gabriel Poveda. 
Técnico: Léo Condé

Ponte Preta: Caíque França; Mateus Silva, Léo Santos (Cássio Gabriel) e Fábio Sanches; Igor Formiga (Bernardo), Léo Naldi, Felipe Amaral (Echaporã), Wallisson (Moisés Ribeiro) e Artur; Ribamar (Nicolas) e Lucca.
Técnico: Hélio dos Anjos

Gol do Sampaio: Gabriel Poveda (1’/1T) e Rafa Costa (40’/2T)
Gols da Ponte Preta: Echaporã (16’/2T)

Cartões amarelos: Ribamar (PON)

Árbitro: Savio Pereira Sampaio (SC)
Local: Estádio Castelão, em São Luís (MA)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por