RADAR DA MACACA

Ponte Preta busca reforços para o setor ofensivo

Diretoria estuda diminuir dependência do artilheiro Lucca

Júlio Nascimento
12/07/2022 às 19:37.
Atualizado em 13/07/2022 às 08:37
Lucca é responsável por 14 dos 20 gols marcados pela Ponte Preta na temporada de 2022 (Álvaro Júnior/Pontepress)

Lucca é responsável por 14 dos 20 gols marcados pela Ponte Preta na temporada de 2022 (Álvaro Júnior/Pontepress)

Fora da zona de rebaixamento, a Ponte Preta quer alavancar a campanha na Série B e se afastar do perigo de um novo rebaixamento. Assim como na última partida, diante do CSA, a Macaca vem apostando em Lucca para conquistar pontos. Artilheiro da competição, com oito gols em 13 jogos, o camisa 10 é a principal arma ofensiva da equipe de Hélio dos Anjos.

Referência e dependência têm seus benefícios, mas que também mostram um problema que o treinador ainda não conseguiu resolver: a incapacidade dos demais jogadores em garantirem pontos na luta para subir na tabela de classificação. Apenas dois jogadores além de Lucca marcaram para a Macaca na Série B: Norberto contra o Brusque e Fessin diante do Bahia.

O problema da Macaca poderia ser pior. Após o rebaixamento no Paulistão, Lucca recebeu proposta do Cuiabá e declinou da possibilidade de jogar na Série A. O jogador tem o melhor aproveitamento de um atacante desde 2017 - quando o próprio Lucca terminou a temporada com 24 gols. Os 14 tentos marcados até o momento ultrapassam marcantes de Moisés (13 gols em 2021) e Roger (13 em 2019), Bruno Rodrigues (12 em 2020) e André Luís (11 em 2018).

Entre Série B, Copa do Brasil e Campeonato Paulista, a Ponte Preta marcou 20 vezes em 2022. Foram 14 gols de Lucca. O atacante é responsável por 70% da produção ofensiva da equipe. Mas a comissão técnica sabe que não pode viver apenas de um jogador. Por isso, a direção segue atrás de um parceiro.

Mercado

Sem soluções em casa, pois Danilo Gomes e Echaporã não renderam o esperado, a Macaca olha para o mercado. Leandro Barcía já foi oficializado. Ele, que estava no Atlético Goianiense, foi um pedido do treinador para atuar no lado direito do ataque. Vinicius Leite, encostado no Avaí, chegou a negociar, mas optou por aceitar a proposta do Novorizontino.

A diretoria agora trabalha com dois novos nomes. Roger, destaque do sub-20 do Vasco da Gama, seria contratado para integrar o elenco e ser alternativa para a comissão técnica. O nome esperado pelo departamento de futebol é o de Gustavo Coutinho, autor de 17 gols com a camisa do Botafogo-PB em 2022.

O centroavante de 23 anos foi revelado pelo Fortaleza em 2018, marcou cinco gols em 10 jogos em sua primeira temporada como profissional e depois passou a ser emprestado para ganhar rodagem. Jogou por Cabofriense, Operário e se transformou em artilheiro no Campeonato Paraibano com o Botafogo. A Macaca negocia o empréstimo do atacante para atuar ao lado de Lucca no sistema ofensivo.

Recentemente, a Macaca liberou três atacantes: Pedro Júnior, Douglas Santos e Leandrinho não integram mais o elenco alvinegro. Josiel e Matheus Matias foram realocados para o time de Aspirantes, enquanto Ribamar e Luiz Fernando seguem no departamento médico. Lucca, Echaporã, Danilo Gomes, Nicolas e Da Silva são as principais alternativas para o ataque.

Departamento médico

Enquanto espera a chegada de novos reforços, Hélio dos Anjos também deve contar com a volta de jogadores importantes. O zagueiro Léo Santos e o centroavante Ribamar cumpriram mais uma etapa de recuperação de suas lesões. Ainda não há um prazo estabelecido para o retorno definitivo aos jogos, mas Léo Santos deve ficar à disposição no início do segundo turno após tratamento de lesão muscular. Já Ribamar deve voltar aos treinamentos com bola neste mês após apresentar boa evolução no tratamento de ruptura de tendão calcâneo.
Já o meio-campista Fabinho encontra-se em reabilitação da reconstrução ligamentar do joelho e não tem previsão para estrear com a camisa da Macaca. Os volantes Ramon Carvalho e Moisés Ribeiro foram submetidos a recentes cirurgias e também são desfalques.
 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por