SUPERAÇÃO

Ponte Preta apresenta evolução defensiva

Pior zaga do Paulistão, Macaca sofreu seis gols em nove jogos na Série B

Wendell Coral
31/05/2022 às 20:27.
Atualizado em 01/06/2022 às 08:50
Para Fábio Sanches o foco é quebrar o jejum de quatro partidas sem vencer e se distanciar da zona de rebaixamento (Diego Almeida/PontePress)

Para Fábio Sanches o foco é quebrar o jejum de quatro partidas sem vencer e se distanciar da zona de rebaixamento (Diego Almeida/PontePress)

Um dos problemas que mais prejudicou a Ponte Preta na temporada passada e na disputa do Campeonato Paulista deste ano foi a fragilidade do sistema defensivo como um todo, goleiro, laterais e a dupla de zaga.

No Campeonato Brasileiro de 2021, além de ter brigado contra o descenso à terceira divisão nacional até o término da competição, a Macaca sofreu 40 gols, ou seja, uma média superior a um gol por partida.

Esse número deixou o torcedor pontepretano ainda mais preocupado e receoso no Campeonato Paulista deste ano. Afinal de contas, foi uma campanha completamente instável e de apenas duas vitórias que culminou no rebaixamento à Série A2 após estar 23 anos seguidos na elite do Paulistão.

Em 12 duelos realizados, a Alvinegra balançou as redes em 10 oportunidades (finalizou o campeonato como o segundo pior ataque, à frente do Novorizontino, o outro rebaixado, com cinco gols) e levou 23, uma média de quase dois a cada 90 minutos. 
A estatística passou a melhorar com o início da Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de nove rodadas completas, a Ponte Preta foi vazada somente seis vezes e passou cinco jogos sem levar gols.

Fábio Sanches é um dos remanescentes do elenco entre a temporada passada e a atual. O zagueiro, que esteve em campo em 28 embates ao todo, é um dos responsáveis por essa solidez que a equipe do técnico Hélio dos Anjos tem adquirido, principalmente quando joga no Estádio Moisés Lucarelli - onde em cinco confrontos tem apenas um gol sofrido.

Fora de casa, no entanto, o aproveitamento é menor. Foram quatro jogos e a defesa acabou sendo vazada cinco vezes. Na sequência da bezona, a Macaca terá pela frente dois adversários - Sport, na Arena de Pernambuco, e Ituano, no Novelli Júnior. 

Um desfalque certo para o setor na quinta-feira é Thiago Oliveira. O beque da Alvinegra terá de cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo (advertido ante Guarani, Novorizontino e Chapecoense). Seu substituto tende a ser Fabrício Dornellas, com o garoto Douglas Mendes, de 17 anos, correndo por fora.

"Não tem como a gente escolher adversário. É início, está tudo muito embolado. A gente vai pegar equipes que estão acima da gente na tabela. São agremiações que propõem jogo, assim como nós. Não tenham dúvidas que vão ser jogos bem abertos e dinâmicos", analisou Fábio Sanches, em entrevista coletiva.

"Não vai mudar muita coisa, não. O Fabrício e o Douglas Mendes são grandes zagueiros. A gente se conhece bem. Acho que é algo que está bem encaixado, independentemente da dupla de zaga. Fabrício tem a experiência e o DG possui a juventude e um talento enorme para mostrar. Independente de qual atuar ao meu lado, o clube e a torcida estarão muito bem representados", emendou.

Histórico 

Na quinta-feira, dia 02, o duelo entre Ponte Preta e Sport irá marcar o reencontro do atual treinador da Macaca, Hélio dos Anjos, com o Leão. 

Este será o 11º confronto entre o professor e a equipe pernambucana. Até aqui, cinco vitórias do Sport, dois triunfos de Hélio dos Anjos - Grêmio 2 x 1 no Campeonato Brasileiro de 1997 e Figueirense 1 x 0 no Campeonato Brasileiro de 2012 -, além de três empates. 

A última igualdade aconteceu na final do Campeonato Pernambucano de 2021. Na ocasião, Sport e Náutico ficaram no 1x1 nos 90 minutos e, nas cobranças de penalidades máximas, 5x3 para o Timbu. Tal fato, inclusive, fez o time dos Aflitos quebrar uma hegemonia que já estava em 10 títulos consecutivos em finais entre os rivais.

Agenda

A Ponte Preta finaliza nesta quarta-feira a sua preparação visando a décima rodada da Série B, diante do Sport, nessa quinta-feira.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por