DESEMPENHO

Ponte planeja segundo turno forte

Técnico Hélio dos Anjos projeta uma nova Macaca na segunda fase da Série B do Campeonato Brasileiro

Wendell Coral
26/07/2022 às 13:57.
Atualizado em 26/07/2022 às 13:57
Para Hélio dos Anjos, a Ponte Preta enfrenta momentos de instabilidade em alguns jogos (Diego Almeida/PontePress)

Para Hélio dos Anjos, a Ponte Preta enfrenta momentos de instabilidade em alguns jogos (Diego Almeida/PontePress)

A Ponte Preta teve a sequência de seis partidas de invencibilidade quebrada no sábado, quando perdeu para o Grêmio, na Arena, por 2 a 1. O time vinha de quatro empates e duas vitórias, o que o fez sair da zona de rebaixamento. 

Após o jogo, o elenco retornou para a cidade de Campinas e se reapresentou na segunda-feira. Como o próximo duelo acontecerá somente no sábado, no Estádio Moisés Lucarelli, contra o Operário, Hélio dos Anjos tem semana cheia de atividades. 

Entretanto, o tropeço para um dos fortes candidatos ao acesso e também ao título da Série B do Campeonato Brasileiro, foi bastante repercutido. O time titular teve algumas mudanças, como o retorno de Thiago Oliveira no sistema defensivo, colocando Artur na lateral-esquerda, Wallisson na vaga de Fessin, atuando com três volantes e promoveu a estreia do atacante uruguaio Leandro Barcia. 

Recuada, a Alvinegra contou com duas falhas na primeira etapa e acabou indo para o vestiário com uma desvantagem considerável de 2 a 0 no placar. Com mudanças, teve uma postura extremamente diferente na etapa complementar, em que ditou as ações do jogo e chegou a diminuir, mas com erros individuais na hora da finalização das jogadas, não conseguiu o segundo gol e saiu derrotada. 

Além disso, o treinador realizou duras críticas ao trabalho executado pelo mineiro Paulo Cézar Zanovelli da Silva. Segundo Hélio, o árbitro é de ‘terceira linha’, não marcou uma falta no lance que originou o segundo gol do time gaúcho e não puniu com cartão amarelo o lateral-direito Rodrigo Ferreira. Na prática, este foi o primeiro embate da Ponte Preta na temporada em que Paulo esteve envolvido.

“Existe uma instabilidade muito grande. Fizemos um primeiro tempo sofrível, onde pecamos no tipo de marcação que normalmente a gente faz e não fizemos. O nosso costume é marcar pressão, linha alta. A Ponte Preta tem jogado dessa forma e será assim até o final do campeonato, eu gosto disso. Tivemos problemas sérios em iniciar a marcação com os dois atacantes (Nicolas e Leandro Barcia), tanto que fiz uma coisa que não faço, substituir ainda no primeiro tempo, mas alguns detalhes chamam atenção”, analisou o comandante, em coletiva de imprensa. 

“Eu não quero, aqui, criticar a entidade que joguei contra, mas veja bem. Quem apitou Brusque e Grêmio? Um árbitro de ponta, Luíz Flávio. Primeiríssima qualidade. Quem apitou o jogo do Grêmio, sábado, na casa deles, um juiz de terceira linha, que tem somente um jogo de Série A e foi Flamengo e Juventude. Então, assim, eu lamento muito a falta em cima do meu jogador no segundo gol e o cartão amarelo que ele poderia ter dado ao atleta do Tricolor, em que fez uma falta frontal na risca da grande área. Sem contar que ele amarrou a partida toda no segundo tempo”, emendou.

Projetando o segundo turno da competição, o professor pontepretano enfatizou que o desempenho da Macaca será melhor do que em relação ao que acabou sendo apresentado na primeira metade, com apenas 22 pontos conquistados. O técnico acredita que, com os reforços contratados, como o zagueiro Mateus Silva, o volante Rithely, o meio-campista Élvis e o atacante Leandro Barcia, a equipe campineira terá, no mínimo, 48 pontos somados.

“Sem dúvidas vai ser mais fácil. A gente não faz menos que 26 pontos no segundo turno. Mais para frente podem me cobrar isso. Outra coisa que é muito importante é dar rodagem aos atletas mais novos, a Ponte está voltando a revelar novos talentos. Tudo vai fluir com mais facilidade”, disse.

Em busca da arrancada para carimbar a permanência na segunda divisão nacional o mais breve possível, o primeiro desafio em casa será diante do Operário, em confronto direto na luta contra a zona de rebaixamento, sábado, a partir das 19h.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por