PAULISTA

Ponte pega o Brasilis na estreia do Sub-20

Ideia é revelar jogadores que possam reforçar time principal ou ser vendidos

Elias Aredes
12/04/2024 às 09:27.
Atualizado em 12/04/2024 às 09:27
Edson Boaro se mantém no comando da equipe (Diego Almeida-Pontepress)

Edson Boaro se mantém no comando da equipe (Diego Almeida-Pontepress)

Após ser eliminado na Copinha para o Atlético-PR na terceira fase e perder jogadores para o elenco profissional, a Ponte Preta inicia hoje, a partir das 15 horas, contra o Brasilis, na casa do adversário, mais uma participação no Campeonato Paulista Sub20, que neste ano terá a presença de 78 clubes.

Após a chegada do presidente Marco Antonio Eberlin na diretoria executiva, o desempenho da equipe é objeto de observação constante, já que muitos jogadores são promovidos para a equipe titular e no futuro podem ser protagonistas de negociações, como os volantes Felipe Amaral e Léo Naldi, que se transferiram para o América-MG e Vitória-BA, respectivamente.

O time será novamente comandado pelo técnico Edson Boaro, que apostará na fórmula de contar com uma equipe jovem e de bom potencial técnico.

“Temos uma garotada nova que fez a taça São Paulo e é qualificado”, disse o treinador.

Boaro esclarece que ocorreu uma mudança no perfil dos atletas. No ano passado, a equipe tinha atletas mais altos e com boa técnica.

Desta vez, segundo Boaro, ocorreu um rebaixamento na média da estatura, mas o elenco ganhou em velocidade e eficiência ofensiva.

“Com a experiência na Copa São Paulo tenho certeza de que vamos fazer um bom campeonato”, disse.

No período preparatório antes do campeonato, Boaro dedicou-se a formular e preparar diversas formações táticas e com isso ter a capacidade de adaptar-se a qualquer oponente.

“Priorizamos a parte física para que eles tenham a capacidade de suportar o ritmo da competição”, explicou. “Acredito que a partir do terceiro jogo nós estaremos em boa condição na parte técnica e tática”, completou.

A priorização dada ao Paulistão Sub20 não faz a comissão técnica esquecer de trabalhar em parceria com a equipe de trabalho de João Brigatti, que agora começará a realizar jogos treinos com o Sub20 para preparar o time principal para a Série B e ainda disponibilizar valores que podem ser aproveitados no elenco principal, como o lateral-direito João Gabriel, já integrado após boa participação na Copa São Paulo.

O treinador do Sub20 faz trabalho de observação nas outras categorias. Tanto que atletas como o lateral direito Lucas Emanuel, revelados no Sub-15 já estão integrados.

A Ponte Preta faz parte do Grupo 6, juntamente com Aguaí, Brasilis (Águas de Lindóia), Guaçuano (Mogi Guaçu) e Itapirense.

“Respeitamos todos os adversários, mas a camisa da Ponte Preta é forte. Temos que superar as dificuldades que vamos encontrar e fazer por merecer. Porque não é pelo fato de ser a camisa da Ponte Preta que a vitória virá de graça. Temos que lutar muito e é isso que estou transmitindo aos meus atletas”, completou.

Na primeira fase, as 78 equipes foram submetidas a uma tabela regionalizada, com os participantes divididos em 13 grupos.

Serão 12 chaves de seis times e uma de cinco equipes. Após turno e returno, os dois primeiros estarão classificados, enquanto que os seis melhores terceiros colocados pelo índice técnico serão qualificados.

Na segunda fase, os 32 classificados à segunda fase serão divididos em oito grupos com quatro equipes.

Dentro das chaves, haverá novamente turno e returno. Pelo regulamento, as duas melhores equipes estarão habilitadas na fase seguinte.

A seguir, serão formados quadrangulares na terceira fase. Com os oito qualificados, o campeonato começa o mata-mata a partir das quartas de final.

No ano passado, a Macaca caiu na segunda fase a terceira posição com sete pontos, no grupo H em que os líderes foram Internacional, com 13 pontos, e Corinthians, com 12 pontos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por