PAULISTÃO

Ponte pega Botafogo de olho nas quartas de final

Macaca não quer ser surpreendida dentro de casa na tarde de hoje

Elias Aredes Jr.
15/02/2025 às 11:54.
Atualizado em 15/02/2025 às 11:54
Saimon deverá retornar ao time titular (Marcos Ribolli)

Saimon deverá retornar ao time titular (Marcos Ribolli)

De olho nas quartas de final do Campeonato Paulista, a Ponte Preta não quer ser surpreendida pelo Botafogo (SP) na partida programada para hoje, às 16h, no estádio Moisés Lucarelli, e válido pela décima rodada da fase inicial. Com 18 pontos e dentro da zona de classificação do Grupo D, o time treinado por Alberto Valentim quer embalar a quinta vitória consecutiva - depende de resultados de Palmeiras e São Bernardo para levar a vaga. Mas precisa ficar de olho na qualidade do oponente, que está com 10 pontos no Grupo A, e empreendeu após ganhar de Velo Clube e Red Bull Bragantino, ambos pelo placar de 1 a 0. 

À primeira vista, o retrospecto histórico das duas equipes produz tranquilidade, pois a alvinegra campineira tem no geral 35 vitórias, 28 empates e 25 derrotas. Ao fazer o recorte apenas dos jogos do Século 21, a distância encurta. Desde 2001, a Macaca ganhou 12 vezes, empatou 11 e perdeu sete. O problema é que dentro do Majestoso, na fase, o saldo é de seis vitórias, seis empates e uma derrota. Ou seja, o pantera da Mogiana é um adversário com capacidade de montar surpresas. 

O técnico Alberto Valentim tem boas e más noticias para administrar. O zagueiro Saimon cumpriu suspensão pela expulsão no Dérbi 209 e estará de volta. Por outro lado, os volantes Emerson e Léo Oliveira estão suspensos por terem tomado o terceiro cartão amarelo. A saída de Emerson promove uma dúvida, porque sua versatilidade produzia variações táticas, seja na hora de atuar como zagueiro ou volante. 

Neste contexto, duas alternativas são estudadas. No caminho mais simples, os volantes Dudu e Lucas Cândidos ocupam o meio de campo. Pacheco e Sérgio Raphael também disputam um lugar na equipe. Como tem apenas uma vitória no Majestoso, contra o Guarani, não está descartada a escalação de três atacantes, sendo que Danrlei retornaria ao time. 

Protagonista dos jogos da Macaca no Paulistão, o goleiro Diogo Silva assume a mudança de discurso, em que a permanência na elite dá lugar a luta pela classificação do Grupo D. No entanto, ele justifica o cuidado exibido desde o começo. "A cautela foi um pouco por causa do receio do ano anterior. Você vem de um rebaixamento, vem aquela tristeza e pressão para dentro do clube. Então, se conseguíssemos os 12 pontos seria bem-vindo para que a gente sonhasse com classificação. E graças a Deus isso aconteceu", disse. 

Diogo Silva afirma que em nenhum momento existiu dúvida sobre o potencial da equipe. "Nós confiávamos no nosso trabalho, porque nós sabemos do potencial do elenco. Mas tínhamos que colocar primeiro a entrega e o máximo no dia a dia nos treinamentos e nos jogos. Aquela raça, dedicação e a qualidade sairia naturalmente", disse.

Adversário

No Botafogo (SP), o técnico Márcio Zanardi não se ilude. Considera que muitos obstáculos estarão presentes até a última rodada, marcada para o dia 23 de fevereiro. "Estamos longe do que a gente quer. Temos nove pontos ainda. É jogo a jogo e ter tranquilidade. É muito difícil. Tem que ter calma. Os jogadores estão se dedicando demais, parte de staff, doutores, fisiologistas e parte de recuperação estão atentos. Vou jogo a jogo e o que tiver que acontecer, vai acontecer", completou.

FICHA TÉCNICA 

PONTE PRETA X BOTAFOGO 

Ponte Preta - Diogo Silva; Maguinho, Saimon, Danilo Barcelos e Artur; Dudu, Lucas Cândido (Maguinho ou Luiz Felipe) e Pedro Vilhena; Victor Andrade, Jean Dias e Danrlei (Sérgio Raphael). 

Técnico: Alberto Valentim 

Botafogo - João Carlos; Jonathan Cafu, Ericson, Edson, Alisson Cassiano e Gabriel Risso; Sabit Abdulai, Leandro Maciel e Douglas Baggio ; Alexandre Jesus e Silvinho. 

Técnico: Márcio Zanardi 

Juíza: Edina Alves Batista. 

Horário: 16 h. 

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por