ESQUECER O PASSADO

Ponte mira vitória em estreia na Série B

O último triunfo na primeira rodada ocorreu na campanha de acesso em 201

Elias Aredes
13/04/2023 às 16:06.
Atualizado em 13/04/2023 às 16:06
Jogadores e dirigentes participaram da premiação dos melhores da Série A-2 (Diego Almeida/PontePress)

Jogadores e dirigentes participaram da premiação dos melhores da Série A-2 (Diego Almeida/PontePress)

Em busca de uma largada exitosa na Série B do Campeonato Brasileiro, a Ponte Preta terá que superar uma marca incômoda, que é o seu péssimo aproveitamento em jogos de estreia na competição. Neste século, desde que a CBF instalou a fórmula de pontos corridos na divisão, a Macaca atuou em 11 edições. Ao contabilizar o aproveitamento nas partidas inaugurais, o saldo é de três vitórias, três empates e cinco derrotas. O aproveitamento é de 36,6%. Até hoje, a Ponte Preta nunca ganhou um jogo de primeira rodada na condição de visitante.

Todas as vitórias em estreias foram como anfitrião. Em 2007, sob o comando de Nelsinho Baptista, a equipe venceu o Gama por 1 a 0 no Majestoso. Dois anos depois, os três pontos foram obtidos quando a equipe venceu em casa o ABC por 2 a 0. A última vitória da Macaca na largada da Série B ocorreu na campanha do acesso de 2011, quando bateu o ASA de Arapiraca por 5 a 0.

As igualdades foram em conjunturas distintas. O primeiro empate foi colhido em 2010, fora de casa, pelo placar de 1 a 1 com o ASA de Arapiraca. Já a trajetória de acesso em 2014 começou com um tropeço em casa, quando a Macaca ficou no 1 a 1 com o ICASA (CE). No ano passado, no primeiro ano do mandato do atual presidente Marco Antonio Eberlin, a equipe campineira colheu um empate sem gols contra o Grêmio em Campinas.

Se vencer o Vitória no estádio Barradão, a Ponte Preta vai interromper uma série negativa, já que, excetuando-se o empate com o Grêmio em 2022, desde 2011, a Alvinegra não sabe o que é saborear uma vitória em uma estreia. Por quatro anos seguintes, a Ponte Preta só colheu derrotas nos 90 minutos inaugurais da Série B. Antes, em 2008 perdeu para o São Caetano por 3 a 0, logo após o vice-campeonato paulista.

Já a partir de 2018, os resultados negativos foram os seguintes: Ponte Preta 0 x 1 Paysandu (2018); Coritiba 2 x 0 Ponte Preta (2019); Ponte Preta 0 x 1 América (2020) e Brusque 2 x 1 Ponte Preta (2021).

Volante que surgiu para a equipe profissional durante a Série B do ano passado, Felipe Amaral está com expectativa positiva para o início da competição. “A chave já virou depois da conquista e da comemoração do título (da Série A-2). (A Série B) é um campeonato de regularidade e temos que saber que existem times de qualidade assim como nosso time também é. Vamos atrás do nosso objetivo que é o acesso”, afirmou o volante com 53 jogos no time profissional e com convocação para a Seleção Brasileira Sub-20.

Na visão de Felipe Amaral, hoje ele administra a competição com maior naturalidade, ao contrário do ano passado, quando ele recorda em detalhes a conversa que teve com o técnico Hélio dos Anjos. “Quando ele disse que eu iria jogar eu fiquei tranquilo. Mas no dia do jogo, quando amanheceu, eu já fiquei nervoso. Mas foi uma grande estreia”, completou.

Com o encerramento da punição administrativa do Transferban, a Ponte Preta começa a colocar a casa em ordem. A Macaca regularizou a documentação do centroavante Jeh, autor de 10 gols na última edição da Série A-2. O vínculo entre o jogador e o clube campineiro vai até 30 de janeiro de 2027

Premiação e reforços

Durante a premiação dos melhores da Série A-2 do Campeonato Paulista, o técnico Hélio dos Anjos confirmou a chegada do volante Samuel Andrade, de 22 anos, e que disputou a competição regional com a camisa do XV de Piracicaba. “Trata-se de um jogador que nos enfrentou três vezes e gostei muito das suas atuações. É um jogador em formação, que ainda precisa ganhar massa muscular”, disse o técnico pontepretano, que foi premiado como o melhor treinador da Série A-2. Além dele, entraram na seleção os jogadores Caíque França, Léo Naldi, Matheus Jesus, Elvis e Jeh.

Caíque França foi escolhido como o melhor goleiro da competição.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por