COM MUDANÇAS

Ponte joga para assegurar Série B

Contra o Vila Nova, Macaca desafia jejum de oito anos e sequência negativa na competição

Júlio Nascimento
08/10/2022 às 10:24.
Atualizado em 08/10/2022 às 12:08
O atacante Ribamar ganha nova oportunidade como titular em razão da lesão de Fessin (Álvaro Jr./PontePress)

O atacante Ribamar ganha nova oportunidade como titular em razão da lesão de Fessin (Álvaro Jr./PontePress)

A Ponte Preta retorna ao Moisés Lucarelli para um objetivo bem estabelecido neste sábado. Em duelo da 34ª rodada da Série B, a Macaca recebe o Vila Nova, em Campinas, precisando dos três pontos para quebrar uma sequência incômoda e também confirmar sua permanência na competição.

Nos dois últimos jogos, a equipe comandada por Hélio dos Anjos foi superada pelo líder Cruzeiro e também pelo Sampaio Corrêa, que ainda aspira uma vaga entre os quatro melhores do Brasileiro. As duas derrotas consecutivas emperraram a Alvinegra na metade da tabela com 43 pontos, mas ainda próxima do seu objetivo.

Os matemáticos calculam que a Macaca precisa de apenas uma vitória para se livrar dos riscos de rebaixamento. Se isso ocorrer, o time ficará com 46 pontos e jogará de maneira mais descontraída nos últimos quatro compromissos da competição. Conforme a reportagem do Correio Popular explicou na sexta-feira, terminar a Série B em boa colocação pode influenciar também na pontuação do ranking da CBF, mas o time campineiro tem vaga encaminhada na próxima edição da Copa do Brasil.

Mudanças

O técnico Hélio dos Anjos vai promover mudanças para enfrentar o Vila Nova. O meia-atacante Fessin, em recuperação de lesão muscular, ainda não foi liberado pelo departamento médico. Desta forma, Ribamar deve ganhar mais uma chance como titular e atuar ao lado de Lucca – que nesta noite completa 100 jogos pelo clube.

Substituído na derrota contra o Sampaio Corrêa, Igor Formiga chegou a ser preservado de atividades mais intensas, mas foi liberado e não será problema para hoje à noite. Com a volta de Elvis ao meio-campo, a comissão técnica abdicou da formação com três zagueiros e retornou ao esquema original.

Nesta formação, Léo Santos volta ao banco de reservas e fica apenas como opção de Hélio dos Anjos para o segundo tempo. No entanto, o treinador quer dar mais tempo de jogo para observar atletas pensando também em 2023. São os casos de Bruno Alves, Echaporã e do próprio Ribamar, provável titular.

Jejum

O histórico recente entre Ponte Preta e Vila aponta muito equilíbrio nas partidas. Foi assim no primeiro turno, quando as equipes empataram em 1 a 1, mas também desde o reencontro dos times na Série B de 2018. A última vitória da Macaca sobre o Tigre foi em 2014, durante a Série B, por 3 a 0, em Goiânia. Depois, com o acesso dos campineiros, as equipes se desencontraram.

Desde 2018 foram oito jogos com sete empates e apenas uma vitória do Vila Nova, durante a Série B de 2019. O detalhe é que os times se enfrentaram pela segunda fase da Copa do Brasil, na edição de 2020, mas os times empataram no Majestoso e a Macaca só avançou com vitória nos pênaltis.

No retrospecto geral são 23 jogos com ampla vantagem da Alvinegra: são 10 vitórias para a equipe campineira contra apenas quatro dos goianos. O número de empate chama atenção: nove.

Assim como a Ponte Preta no segundo turno, a recuperação do Vila Nova também é destaque na Série B. A equipe chegou a ficar na última posição da competição, agora soma 41 pontos e quer manter o embalo para garantir sua participação na divisão em 2023.

FICHA TÉCNICA

PONTE PRETA x VILA NOVA

PONTE PRETA: Caíque França; Igor Formiga, Mateus Silva, Fábio Sanches e Artur; Felipe Amaral, Léo Naldi, Wallisson e Elvis; Ribamar e Lucca.
Técnico: Hélio dos Anjos

VILA NOVA: Tony; Alex Silva, Rafael Donato, Alisson Cassiano e Willian Formiga; Sousa, Arthur Rezende e Wagner; Dentinho, Kaio Nunes e Neto Pessoa.
Técnico: Allan Aal

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por