DEFINIÇÕES

Ponte inicia planejamento para 2023

Macaca encaminha renovação de Everton, mas enfrenta problemas para equilibrar as contas

Júlio Nascimento
14/10/2022 às 15:24.
Atualizado em 14/10/2022 às 15:24
Everton participou de três jogos, machucou, mas está nos planos para 2023 (Diego Almeida/PontePress)

Everton participou de três jogos, machucou, mas está nos planos para 2023 (Diego Almeida/PontePress)

Com a definição das competições que vai disputar na próxima temporada, a Ponte Preta iniciou o planejamento para 2023. A permanência na Série B – que deve ser oficializada matematicamente nos próximos dias – se aliou com a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista e Copa do Brasil no calendário do ano que vem.

A confirmação da Macaca no torneio mais rentável do Brasil se deve ao ranking da CBF. Com 4.707 pontos, o time campineiro ficará com uma das 10 vagas disponíveis pelo RNC (Ranking Nacional dos Clubes). O adversário que ameaçaria a vaga da Macaca seria o Sampaio Corrêa, mas a equipe conquistou o título maranhense e vai para o torneio via federação. Criciúma e Guarani disputam a última vaga.

Com a definição de mais uma competição, a diretoria antecipou o planejamento e iniciou algumas negociações pensando em 2023. E, neste cenário, se encaixa a situação do meia-atacante Everton, de 33 anos, emprestado pelo Grêmio até o final da Série B deste ano.

Ex-Flamengo e São Paulo, Everton chegou ao Grêmio em 2020 e ficou menos de duas temporadas no Tricolor Gaúcho. No início deste ano foi emprestado ao Cuiabá, não foi aproveitado da maneira esperada e despertou o interesse do presidente Marco Antônio Eberlin.

O jogador desembarcou como principal contratação da Macaca para o segundo turno do Brasileirão ao lado de Elvis, mas foi aproveitado apenas em três partidas. Após atuar contra CRB e Vasco, o atleta foi substituído aos 23 minutos de jogo da partida contra o Brusque, em Santa Catarina, após fraturar o tornozelo ao tentar dividir a bola com o adversário. A lesão tirou o Everton da reta final desta temporada, mas a comissão técnica pediu sua permanência.

Por ter um salário considerado alto, o Grêmio não manifestou interesse em renovar o vínculo do jogador para 2023. A Ponte Preta ofereceu um contrato definitivo para Everton - dentro da realidade financeira do clube - e os empresários concordaram em uma sequência no Moisés Lucarelli em 2023. "O Everton está com um pré-contrato e vai começar a temporada trabalhando", admitiu o técnico Hélio dos Anjos.

Dos chamados titulares apenas quatro jogadores ainda estão sem contrato para 2023: o goleiro Caíque França, os zagueiros Mateus Silva e Fábio Sanches, além do meia Fessin. As negociações com Mateus Silva, emprestado pelo Cruzeiro, e Fessin, cedido pelo Corinthians, são mais complexas pelo envolvimento de outros clubes. França e Fábio Sanches são agentes livres.

Problemas

Nos bastidores, a diretoria executiva da Ponte Preta também precisa lidar com o dificultoso cenário financeiro. Desde o início da temporada, em declarações públicas, o presidente Eberlin explicou que o orçamento seria limitado por conta das dívidas assumidas das gestões anteriores.

“Sabemos da condição financeira precária e isso não é da gestão do Sebastião Arcanjo (último presidente da Macaca). Há anos vem um déficit orçamentário gigantesco. É foco da nossa gestão reduzir déficit orçamentário, arrumar uma engenharia econômica e parar de endividar o time. Nos últimos 15 anos, fora o ex-presidente Sérgio, acredito que tivemos tranquilamente mais 150 milhões de endividamento entre impostos, fornecedores e ex-atletas”, explicou Eberlin após o Paulista.

No início da semana, a Macaca foi notificada da ação do ex-presidente Vanderlei Pereira. Dirigente do clube entre 2015 e 2017, ele acionou a Justiça no fim de 2021 cobrando uma dívida de R$ 1,3 milhão por empréstimos que não foram quitados nos moldes acordados.

E, por conta dessa ação, a Macaca corre os riscos de ter as cotas da televisão, no valor de aproximadamente R$ 1,7 milhão, bloqueadas – o que afetaria o pagamento dos salários dos atletas. A reportagem procurou os dois lados, mas não obteve resposta até o fechamento da matéria. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por