DISPUTA INTERNA

Ponte enfrenta dilema para escolher goleiro

Caíque França, suspenso, abre disputa pela titularidade contra o Tombense

Júlio Nascimento
12/10/2022 às 13:07.
Atualizado em 12/10/2022 às 13:07
Caíque França, Ygor Vinhas, Lauro, preparador de goleiros, Diego Xau, auxiliar, Guilherme Viana e Luan (Diego Almeida/PontePress)

Caíque França, Ygor Vinhas, Lauro, preparador de goleiros, Diego Xau, auxiliar, Guilherme Viana e Luan (Diego Almeida/PontePress)

A Ponte Preta terá um dilema para resolver nos próximos dias. Apesar da estabilidade de Caíque França, 27 anos, como goleiro titular da Macaca, a permanência do atleta para a próxima temporada ainda não teve o martelo batido. Há o entendimento no Moisés Lucarelli que o ex-arqueiro do Corinthians é o nome ideal para a Série A2 do Campeonato Paulista.

Revelado pelo Corinthians, onde permaneceu por nove temporadas, Caíque França teve sua primeira boa sequência no Oeste em 2020. Na equipe de Barueri disputou 28 jogos na campanha que terminou com o rebaixamento para a Série C. Voltou ao Timão, permanecendo como terceiro goleiro no ano passado e encerrou seu vínculo para assinar com a Ponte Preta.

No entanto, Caíque permaneceu como reserva durante o Campeonato Paulista e ficou na espreita esperando por uma oportunidade quando Ygor Vinhas assumiu a vaga deixada por Ivan – que tinha sido comprado pelo Corinthians. As oscilações do antigo titular fizeram Hélio dos Anjos promover mudanças na posição na transição para a Série B e, desde então, França perdeu apenas um jogo.

O camisa 12 da Macaca é o oitavo goleiro com maior número de defesas na Série B. De acordo com os dados do Footstats, Caíque França aparece entre os cinco jogadores com maior quantidade das consideradas defesas difíceis: foram 22 em 34 jogos disputados.

Uma dessas defesas foi o milagre na vitória contra o Guarani, no último dérbi, quando evitou o gol de empate na finalização de Rodrigo Andrade nos minutos finais. A boa atuação direcionou o desejo do departamento de futebol em oferecer um novo contrato para o atleta – que tem vínculo até o final do ano.

O detalhe é que, além de Caíque França, os três reservas da posição também estão nos últimos meses de contrato. Ygor Vinhas, 28 anos, e Luan, 25, são os jogadores mais relacionados por Hélio dos Anjos e pelo preparador de goleiros Lauro. Após ser aproveitado no sub-23, Guilherme Nogueira também está em reta final de contrato.

É improvável que todos tenham os seus contratos renovados. Se Caíque França permanecer será o titular. Desta forma, pelo menos um dos reservas deve ser liberado para acertar com outro clube, onde tenha mais espaço.

Observação

Nos bastidores do Moisés Lucarelli, este dilema é tratado como uma "dor de cabeça positiva". Segundo avaliação interna, Luan e Ygor Vinhas estão em condições do nível de exigência do calendário de 2023 que prevê, além da Série A2 do Paulista, a disputa da Copa do Brasil e uma nova edição da Série B do Campeonato Brasileiro.

Os dois jogadores serão observados nesta reta final de temporada. Com Caíque França suspenso para o compromisso contra o Vila Nova, Luan é o favorito para ser o titular no gol da Macaca, assim como ocorreu na partida contra o Sampaio Corrêa no primeiro turno. No entanto, naquela ocasião, Ygor Vinhas negociava sua saída e, por isso, não foi o escolhido.

A situação agora é diferente. Vinhas permaneceu para o segundo turno, tem experiência na Série B e ainda pode ser escolhido pela comissão técnica. Os dois jogadores vêm revezamento no posto no banco de reservas nos últimos compromissos do time campineiro.

Pesa em favor de Luan a política institucional da Ponte Preta de dar espaço para os atletas formados e/ou que estejam há muitas temporadas no clube. Apesar de já ter 25 anos e ter passado pelas bases de Guarani e Corinthians, o jogador está no Moisés Lucarelli desde os 21 anos e sempre foi visto com potencial de se tornar uma opção segura na posição em curto prazo.

Já no caso de Ygor Vinhas pesa o desgaste pela campanha no Paulistão, que terminou com o rebaixamento. O atleta de 28 anos soma 78 jogos com a camisa do clube em cinco temporadas e acabou perdendo prioridade na hierarquia da posição.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por