DUELO

Ponte encara o lanterna da Série B e quer reação

Macaca chegou às quartas de final do Paulistão e o Ituano foi rebaixado

Elias Aredes
26/05/2024 às 14:06.
Atualizado em 26/05/2024 às 14:06
Técnico João Brigatti procuramelhorar desempenho da Alvinegra (Alberto Nucci)

Técnico João Brigatti procuramelhorar desempenho da Alvinegra (Alberto Nucci)

Conscientes da necessidade de melhorar o rendimentos no gramado e pressionados após o surgimento de novos protagonistas no interior paulista, Ponte Preta e Ituano realizam hoje, às 16 horas, mais um confronto pela Série B do Campeonato Brasileiro. Com seis pontos e na zona intermediária da classificação, a Alvinegra vislumbra uma oportunidade para somar três pontos, já que o adversário começou a rodada na lanterna da segundona com três pontos.

O Ituano iniciou o ano com o rebaixamento no Campeonato Paulista ao terminar na última colocação na classificação geral com seis pontos. A Macaca, por sua vez, ficou na oitava colocação com 17 pontos e participou das quartas de final do Paulistão e foi eliminada após perder por 5 a 1 para o Palmeiras.

Essa disputa particular entre as duas equipes ganhou novos contornos nesta década. Em 2021, o Paulistão daquele ano mostrou a Macaca na classificação geral com 14 pontos e na 11ª posição, dois pontos atrás do Ituano, que ficou na nona posição. As duas equipes disputaram o Torneio do Interior e tiveram desempenhos diferentes. O Galo caiu nas semifinais para o Novorizontino, quando perdeu por 4 a 0. A Macaca, por sua vez, só perdeu na decisão para o mesmo Novorizontino por 2 a 0. Na segunda parte da temporada, os desempenhos foram distintos. Enquanto a Ponte Preta sofreu ameaça de rebaixamento e terminou com 49 pontos na Série B, o Ituano subiu após disputar o quadrangular decisivo da Série C e terminar na liderança após jogos contra Criciúma, Botafogo-PB e Paysandu. O time somou 13 pontos. Na decisão, no primeiro jogo diante do Tombense, veio o empate por 1 a 1 enquanto na decisão, a vitória por 3 a 0 assegurou a taça para a equipe que está enquadrada como empresa desde maio de 1999.

No primeiro ano que disputou a Série B, em 2022, o Galo de Itu quase alcançou o acesso ao ficar com 57 pontos e na sexta posição. A promoção escapou por entre os dedos após perder em casa, na última rodada, para o Vasco da Gama por 1 a 0.

A equipe cruzmaltina ficou com 62 pontos e dentro do grupo de classificação. A Ponte Preta terminou a segundona na ocasião com 49 pontos. Anteriormente, no mesmo ano, o Ituano foi a melhor equipe do interior no Paulistão ao somar 22 pontos. A Ponte Preta teve nove pontos e foi rebaixada. No ano seguinte, enquanto a Macaca foi campeã da Série A-2, o Galo ficou na 12ª posição do Paulistão com 13 pontos, três pontos acima do São Bento, o primeiro rebaixado. Foi prenúncio do que ocorreria na competição nacional, quando ambos terminaram com 42 pontos, mas o Ituano ficou a frente da Alvinegra nos critérios de desempate.

O técnico João Brigatti não terá a presença do atacante Matheus Régis, que cumprirá suspensão. O zagueiro Sérgio Raphael e o volante Lucas Buchecha são dúvidas. Ramon poderá aparecer entre os titulares.

No Ituano, a preocupação é buscar uma reação após a derrota para o Mirassol na rodada e a entrada na lanterna na Série B. O quadro gera preocupação no técnico Alberto Valentim. Na escalação, a novidade deve ser o retorno do zagueiro Léo Duarte, que retorna após cumprir suspensão. Estão entregues ao departamento médico os jogadores Zé Carlos, Lipe Gadol e Pablo Diogo.

FICHA TÉCNICA:

ITUANO X PONTE PRETA

Ituano: Jefferson Paulino; Léo Duarte, Claudinho, Léo Oliveira e Jonathan Silva; Rodrigo, Miquéias e Eduardo Person; Vinícius Paiva, Leozinho e Thonny Anderson. Técnico: Alberto Valentim

Ponte Preta: Pedro Rocha; Igor Inocêncio, Sérgio Raphael (Joilson), Luis Haquin e Gabriel Risso; Emerson, Dudu Vieira, Ramon Carvalho e Elvis; Iago Dias e Gabriel Novaes. Técnico: João Brigatti

Juiz: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)

Horário: 16 horas

Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por