Em partida equilibrada, Macaca conquista o seu primeiro ponto na Série B do campeoanto Brasileiro
Wesley e Danilo Gomes participam de um lance de ataque da Ponte Preta no empate contra o Grêmio (Álvaro Jr./PontePress)
A Ponte Preta deu início na longa caminhada na Série B do Campeonato Brasileiro em tarde ensolarada na cidade de Campinas.
Enfrentando logo de cara o Grêmio, um dos candidatos ao título da competição, a Ponte não conseguiu furar a defesa comandada por Roger Machado e ficou no empate sem gols.
Marcando pouca presença na área do Tricolor, a Macaca sequer fez o goleiro Brenno trabalhar e somou o seu primeiro ponto. A equipe do Rio Grande do Sul perdeu um pênalti no primeiro tempo e parou em Caíque França.
O jogo
Diante dos desfalques de Léo Santos e Lucca, o técnico Hélio dos Anjos alterou a plataforma tática e optou por povoar mais o meio de campo com cinco homens e somente Danilo Gomes na frente.
Mesclando a equipe com jogadores remanescentes após o Campeonato Paulista e com atletas que chegaram recentemente ao Majestoso, a Ponte Preta viu o Grêmio chegar com perigo logo no início da partida.
Após cruzamento de Ferreira, o lateral-esquerdo Artur, que fez a sua reestreia com a camisa da Macaca, afastou mal a bola e deu de bandeja para Lucas Silva, que, de dentro da grande área, bateu cruzado e quase abriu o placar.
Mantendo-se no campo de ataque, o Tricolor Gaúcho voltou a ameaçar em cobrança de escanteio pela esquerda do colombiano Campaz. A bola sobrou livre para Bruno Alves cabecear para fora.
Com força máxima, os visitantes tiveram a terceira oportunidade clara de gol em uma cobrança de pênalti. Em cruzamento rasteiro de Campaz, o centroavante Elias Manoel se antecipou e recebeu o contato de Thiago Oliveira.
Na penalidade máxima, o volante Lucas Silva bateu cruzado, porém tirou muito da meta adversária e viu ainda o goleiro Caíque França acertar o canto da batida.
Antes do intervalo, o garoto Felipe Amaral errou passe na intermediária do gramado e viu Elias Manoel desperdiçar outra chance obrigando o arqueiro da Ponte a fazer uma ótima defesa e segurar a igualdade no placar.
Sem mudanças, os times voltaram para a etapa complementar com um ímpeto menor. Aos 12 minutos, Ferreira, em jogada individual, avançou para o ataque e arriscou o arremate, mas a bola foi por cima do gol
Cedendo espaços, o Grêmio por pouco não fez o primeiro. Campaz pegou de primeira com a perna esquerda e Caíque operou um milagre. Pegando rebote, João Paulo Bitello chutou forte e arrancou um grito precoce de gol da torcida gremista presente no Estádio Moisés Lucarelli.
Com a partida mais cadenciada, o jogo deu uma caída na qualidade técnica. Sem acertar a meta defendida por Brenno, Luis Otávio, mais conhecido como Echaporã, aproveitou falha de Pedro Geromel, dominou e tentou a finalização, mas sem obter êxito.
O que vem por aí?
Depois do empate na estreia, a Ponte Preta manteve o jejum de vitórias. A Macaca não sabe o que é vencer há nove partidas. Desde então, foram seis derrotas e três empates na temporada.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA 0 X 0 GRÊMIO
PONTE PRETA: Caíque França; Bernardo, Thiago Oliveira, Fabrício Dornellas e Artur; Léo Naldi, Wesley (Igor Formiga), Felipe Amaral (Moisés Ribeiro), Matheus Anjos e Fessin (Nicolas); Danilo Gomes (Echaporã).
Técnico: Hélio dos Anjos
GRÊMIO: Brenno; Rodrigues, Pedro Geromel, Bruno Alves e Diogo Barbosa; Villasanti, Lucas Silva e João Paulo Bitello (Gabriel Silva) ; Campaz (Biel), Ferreira (Janderson) e Elias Manoel (Ricardinho).
Técnico: Roger Machado
Cartões amarelos: Wesley, Hélio dos Anjo e Bernardo (PON) | Biel, Diogo Barbosa e Rodrigues (GRE)
Público pagante: 4.655
Renda bruta: R$ 130.400,00
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)