DADA A LARGADA

Ponte aprova tabela de abertura da Série B

Avaliação da comissão técnica é de que haverá menos desgaste do time

Elias Aredes
13/04/2024 às 11:52.
Atualizado em 13/04/2024 às 11:52
No primeiro jogo em casa, em 2023, a Macaca perdeu do Criciúma (Marcos Ribolli/PontePress)

No primeiro jogo em casa, em 2023, a Macaca perdeu do Criciúma (Marcos Ribolli/PontePress)

A divulgação da tabela da Série B do Campeonato Brasileiro por parte da CBF anteontem à noite produziu boas notícias para a comissão técnica da Ponte Preta comandada por João Brigatti. A estreia diante do Coritiba será no dia 21 de abril, às 18 horas, no estádio Moisés Lucarelli. Além disso, os jogos subsequentes serão realizados em datas que proporcionarão tempo para treinamento e descanso dos atletas.

Após atuar contra a equipe paranaense, a alvinegra voltará a campo no dia 28, contra o Goiás, na casa do adversário. Na terceira rodada, o clube terá oito dias de folga até o confronto diante do Amazonas, no Majestoso, programado para o dia 6 de maio. Seis dias de intervalo serão produzidos até a quarta rodada quando a Macaca atuará fora de casa contra o Operário. Das quatro datas programadas, em três a alvinegra atuará no domingo, que é considerado o dia nobre da modalidade.

As vantagens proporcionadas pela tabela ficam evidentes quando existe a comparação com as duas edições anteriores da Série B, realizadas após a pandemia do Coronavírus. Em 2022, após empatar sem gols com o Grêmio no dia 9 de abril, a equipe teve uma semana de descanso antes do segundo jogo contra o Operário, em que foi derrotada por 2 a 0. Outra semana de preparação foi viabilizada antes do confronto com o CRB, no dia 23 de abril, quando a equipe ganhou em casa do CRB por 1 a 0. No entanto, a equipe treinada na ocasião por Hélio dos Anjos teve apenas quatro dias de descanso antes do jogo contra o Vasco da Gama, em São Januário, no dia 27 de abril e que terminou com vitória vascaína por 1 a 0.

No ano passado, entretanto, uma pequena maratona foi criada pela CBF. Em um domingo, dia 16 de abril, a Macaca perdeu no Barradão para o Vitória por 3 a 0, o que abriu caminho para a saída do técnico Hélio dos Anjos. Após cinco dias, no dia 21 de abril, a Ponte Preta voltou a campo e perdeu em casa para o Criciúma por 2 a 1. Uma folga de oito dias gerou o fôlego necessário para arrancar um empate por 1 a 1 com a Chapecoense, na Arena Condá , no dia 29 de abril. A equipe precisou superar o cansaço e retornar ao campo no dia 2 de maio, quando venceu o Botafogo-SP por 2 a 0. Em 2022 e 2023, o aproveitamento inicial da Macaca foi de 33,33%. Após 38 rodadas, a Alvinegra somou 49 pontos em 2022 e no ano seguinte terminou com 42 pontos e escapou da degola.

A reportagem do Correio apurou que os dias dos jogos iniciais foram bem recebidos pela comissão técnica pontepretana. Na visão dos responsáveis pelo planejamento da equipe, existirá um tempo melhor para recuperação dos atletas e existirá a chance de amenizar os impactos negativos costumeiramente apurados pela tabela da competição, que às vezes prevê um intervalo muito curto entre um jogo e outro. Além disso, Brigatti terá um tempo para correções nos treinamentos, algo que era difícil de se viabilizar na metodologia antiga da tabela.

Caso a Macaca queira incrementar o elenco com mais reforços, o prazo estipulado pela CBF termina na próxima sexta-feira, dia 19. A transferência só é permitida para quem atuou nos campeonatos estaduais. A próxima janela de transferência será do dia 10 de julho ao dia 02 de setembro. Para a rodada inaugural, a Macaca terá que inscrever, no mínimo, 35 jogadores e o elenco deverá contar com, no máximo, 50 jogadores.

Por enquanto, os reforços anunciados foram o goleiro William; o zagueiro Joílson; os volantes Dudu Vieira e Lucas Buchecha; e os atacantes Matheus Régis e Éverton Brito, o lateral-esquerdo Zé Mário, ex-Inter de Limeira, e o zagueiro Sérgio Raphael, que atuou no Campeonato Carioca pelo Nova Iguaçu.

Gabriel Santiago, por sua vez, rescindiu contrato e foi anunciado pelo ABC-RN. Já André Henrique, destaque da Macaca na Copinha, foi emprestado ao Santo André. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por