Com sete pontos somados, a Macaca quer vencer e buscar a liderança na primeira fase
O zagueiro Wanderson conta com o incentivo do torcedor no Majestoso (Marcos Ribolli)
Em boa fase na pontuação da classificação geral, mas com a necessidade de resgatar a regularidade técnica, a Ponte Preta terá um reencontro com o seu torcedor na partida de hoje, às 19h30, no estádio Moisés Lucarelli, contra o Anápolis (GO), em jogo válido pela Série C do Campeonato Brasileiro. Quando foi iniciado o planejamento para a terceirona nacional, o presidente da Alvinegra, Marco Antonio Eberlin, nunca escondeu que seu objetivo era formar uma equipe com características de Série B e que conseguisse o acesso.
Nas três primeiras rodadas, o plano começou a ser cumprido, com o empate diante do Figueirense e vitórias contra Retrô e Confiança. Nem tudo foi perfeito. Incomodou a maneira como a equipe se portou em campo nas três ocasiões. Em Florianópolis, após empreender uma forte marcação no tempo inicial, a equipe ficou perdida e tomou o gol de Marlyson na segunda etapa. O empate surgiu a partir do instante em que algumas peças foram acionadas, como o armador Elvis, autor da assistência para o gol de Serginho. Na rodada seguinte, os minutos iniciais contra o Retrô proporcionaram lances de perigo. O gol de Jonas Toró parecia ser o preâmbulo de uma vitória por larga vantagem. Nada disso. A equipe pernambucana encorpou, pressionou, e o goleiro Diogo Silva realizou defesas importantes. O duelo com o Confiança teve contornos dramáticos. Além de sofrer o gol, a Macaca viu o adversário criar chances, e o zagueiro Artur virou herói ao tirar uma bola em cima da linha.
No intervalo, o técnico Alberto Valentim chamou a atenção dos atletas e modificou o sistema tático com a saída de Emerson Santos e a entrada de Everton Brito, que proporcionou o volume de jogo necessário para abrir espaço ao poder de decisão de Elvis, autor dos dois gols.
Apesar do rendimento ruim, a comissão técnica está indecisa sobre realizar ou não mudanças no time titular. A tendência é sustentar a linha de quatro zagueiros que, em determinados instantes, pode ficar posicionada com três defensores, o que abriria espaço para Wanderson, Saimon e Artur realizarem a tarefa. Danrlei Santos, por sua vez, continua em processo de recuperação de lesão muscular, assim como o lateral-esquerdo Danilo Barcelos.
Vitória, produtividade e concentração serão motivos suficientes para empolgar o torcedor pontepretano, que, pela primeira vez, assistirá à equipe no Majestoso nesta edição da Série C. O confronto diante do Retrô, na segunda rodada, foi com portões fechados, em virtude da necessidade de cumprir punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que julgou e condenou o clube à perda de um mando de jogo devido às confusões ocorridas no dérbi realizado no dia 20 de outubro do ano passado, válido pela Série B e que terminou com vitória do Guarani por 1 a 0.
Para o zagueiro Wanderson, contar com o apoio do torcedor será fator decisivo na busca pela vitória. “Eu já tive a experiência de jogar aqui (no Moisés Lucarelli) como adversário e agora tenho a oportunidade de jogar a favor, sentir o carinho dos torcedores, e tenho certeza de que isso vai nos ajudar a buscar um grande resultado para continuar dando saltos na tabela. É a nossa força”, disse o beque, consciente da responsabilidade que está sob as costas do elenco. “Estamos trabalhando bastante porque queremos colocar a Ponte em seu devido lugar. Vamos buscar o acesso e, depois, o título, porque seria muito importante para o clube também”, completou.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA X ANÁPOLIS
Ponte Preta: Diogo Silva; Maguinho, Waderson, Saimon e Artur;Emerson Santos , Lucas Cândido e Serginho; Élvis, Toró e Jean Dias.
Técnico: Alberto Valentim
Anapólis (GO): Paulo Henrique Rubinho, André, Victor e Verrone João Afonso, Samuel Michels e Denner; Kadu, Igor Cássio e Douglas Santos.
Técnico: Ângelo Luiz
Juiz: Kleber Ariel Gonçalves Silva (PR)
Horário: 19h30
Local: Estádio Moisés Lucarelli
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram