AUXILIAR NO COMANDO

Pela reação, Cordeiro quer simplificação de jogadas

Técnico interino revela semana de conversa para resgatar a confiança dos jogadores

Silvio Begatti
26/04/2025 às 10:39.
Atualizado em 26/04/2025 às 15:32
Marcelo Cordeiro lamenta momento, mas diz que mudança pode gerar motivação maior (Raphael Silvestre\Guarani FC)

Marcelo Cordeiro lamenta momento, mas diz que mudança pode gerar motivação maior (Raphael Silvestre\Guarani FC)

Nove meses depois de sua última experiência como técnico interino do Guarani, o auxiliar fixo Marcelo Cordeiro retorna à função para o duelo de segunda-feira, contra o Caxias, em Caxias do Sul, pela terceira rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. Ontem, Cordeiro comentou sobre o clima no elenco após o anúncio da demissão do técnico Maurício Souza, na última terça-feira. Ele explicou que a semana de treinos no Brinco de Ouro foi baseada no diálogo e na tentativa de resgatar a confiança dos atletas. O time tenta reagir após duas derrotas consecutivas na largada da competição – 3 a 2 para o Maringá-PR, no Brinco de Ouro, e 1 a 0 para o Brusque, em Santa Catarina.

FRUSTRAÇÃO

“Infelizmente, não foi o início de campeonato que a gente esperava. Mas estamos trabalhando para que o time possa dar uma resposta em Caxias. Tem sido uma semana de conversa, exigência e simplificação de jogadas, para que o entendimento seja claro. Não dá para mudar tudo o que o Maurício fez, mas muita coisa boa vinha sendo feita. No Paulista, tivemos bons jogos e resultados importantes. Vamos tentar extrair o melhor de cada atleta neste momento”, resumiu.

RESPONSABILIDADE

Cordeiro não apenas estava inserido no trabalho de Souza, como também já possui um histórico que lhe atribui conhecimento do clube. Neste mês, ele completa um ano como auxiliar fixo do Guarani e, nesse período, já trabalhou com quatro treinadores, além de ter assumido como técnico interino em duas oportunidades, totalizando três jogos. O auxiliar afirma que “não foge da responsabilidade” e agradece à diretoria pela confiança, mas admite que a troca “nunca é confortável”.

“Quando o auxiliar da casa assume, é porque as coisas não aconteceram da maneira que deveriam”, justificou, sem deixar de enxergar pontos positivos no cenário. “Uma troca também gera motivação maior, principalmente para alguns atletas que vinham sendo menos utilizados. Espero poder corresponder mais uma vez”, afirmou ele, que soma uma vitória, um empate e uma derrota no comando do time.

VELHOS CONHECIDOS

O Caxias também promoveu mudanças na comissão técnica nesta semana, ao substituir Luizinho Vieira por Júnior Rocha, que fará sua estreia diante do Guarani. Cordeiro lembra que trabalhou com Rocha no Brinco de Ouro no ano passado. “Ele foi o primeiro treinador com quem trabalhei aqui e sei como ele gosta de armar suas equipes. Mas talvez não haja tempo hábil para ele fazer todas as mudanças que deseja”, comentou.

JOGO COMPLICADO

Cordeiro afirmou que projeta uma partida difícil em Caxias do Sul. “Vamos jogar em uma temperatura mais baixa e acredito em bastante exigência física. Mas a torcida pode esperar um time aguerrido e com muita inspiração para podermos reverter essa situação.”

CAMPANHA

Sem um ponto somado, o Guarani é o penúltimo colocado, acima apenas do lanterna Floresta, que também não pontuou e tem saldo de gols inferior (-3 contra -2). Já o Caxias soma três pontos. Na última rodada, perdeu de virada por 2 a 1 para o Confiança, em Sergipe, após estrear com vitória por 1 a 0, em casa, sobre o próprio Floresta.

TROCA EM CAXIAS

A mudança na comissão técnica da equipe gaúcha ocorreu após a pressão dos torcedores insatisfeitos com o trabalho de Luizinho Vieira, mesmo com a campanha que levou o Caxias à semifinal do Campeonato Gaúcho e à segunda fase da Copa do Brasil. Contratado no início do ano, Vieira teve aproveitamento de 47,6%, com seis vitórias, dois empates e seis derrotas.

Velho conhecido

O time gaúcho anunciou oficialmente a contratação de Júnior Rocha, que já passou pelo Guarani, para assumir o comando da equipe. O novo treinador deve estrear justamente contra o Bugre.

Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por