RENOVAÇÃO

Pastana vê necessidade de mudanças no Bugre

Novo superintendente de futebol do Guarani defende adoção de nova política no futebol do clube

Wendell Coral
12/07/2022 às 19:31.
Atualizado em 13/07/2022 às 08:27
Em sua segunda passagem pelo clube, Rodrigo Pastana já estuda meios de aplicar nova gestão (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

Em sua segunda passagem pelo clube, Rodrigo Pastana já estuda meios de aplicar nova gestão (Thomaz Marostegan/Guarani FC)

Após a demissão da comissão técnica comandada por Marcelo Chamusca e também do executivo de futebol Michel Alves, que estava no clube há três anos e meio, o Conselho de Administração do Guarani trouxe Rodrigo Pastana para ser o responsável pela continuidade da montagem do elenco visando a sequência da temporada.

Com situação delicada na Série B do Campeonato Brasileiro, estando na zona de rebaixamento já há algumas rodadas, o novo superintendente de futebol foi apresentado de forma oficial à imprensa no início da semana. 

Esta será a segunda experiência de Pastana no Bugre. A primeira ocorreu em 2016, ano emblemático para o torcedor bugrino, que via o clube retornar à segunda divisão nacional depois de quatro temporadas disputando a Série C.

No Alviverde, Rodrigo reencontra com o treinador Mozart Santos, o qual trabalhou junto no CSA, no final de 2020. Apesar de admitir conversas com o comandante sobre uma análise do elenco, desde peças que podem sair - como o ex-zagueiro Leandro Castan, que se aposentou dos gramados - até futuros reforços.

"O importante é que a gente faça, primeiro, duas boas semanas contra os próximos adversários (Bahia, em casa, e Chapecoense, fora). O grupo é bom. As conversas com o Mozart são no sentido de fazer um diagnóstico de todos os jogadores, já que precisaremos ser pontuais nas contratações", analisou Rodrigo Pastana, em sua primeira coletiva de imprensa.

"Vamos ter que buscar um zagueiro e um lateral, por conta das situações do (Leandro) Castan e do Eliel, que sofreu essa grave lesão no joelho. Atletas também devem sair, alguns por terem propostas de outras equipes, outros por não estarem performardo bem com a camisa", acrescentou.

A janela de transferências abre na próxima segunda-feira, dia 18, e vai até o dia 15 de agosto. O mandatário do Bugre informou que uma das contratações será Isaque, meio-campista que pertence ao Grêmio, porém estava no Vasco da Gama.
Aos 25 anos, o profissional entrou em campo somente oito vezes na atual temporada pelo Cruzmaltino. Duas delas acabou sendo no Campeonato Brasileiro, inclusive contra o próprio Guarani, no empate em Manaus por 0 a 0.

"O Isaque já está em Campinas. Foi uma das lacunas que identificamos logo de cara. O Marcinho está machucado, o Giovanni Augusto fazendo uma função de falso nove, então necessitamos de mais um jogador para atuar entre linha, próximo do gol. Ele possui essa característica, mas não vinha ganhando oportunidades no Vasco. Estamos acertando com o Grêmio o empréstimo do atleta e deve dar certo", explicou.

Por se tratar de um ‘velho conhecido’ no Guarani, Rodrigo Pastana aproveitou para agradecer o carinho do torcedor e espera obter ainda mais êxito na campanha de agora do que em relação ao feito conquistado há seis anos.

Além disso, o cartola adicionou um exemplo que comprova mais saídas nesta janela. Com 29 jogadores no plantel, o ideal, segundo Rodrigo, é entre 24 e 26. O volante Índio e o atacante Lucas Venuto são dois atletas que não vem recebendo muitas chances e estão com o futuro incerto no Estádio Brinco de Ouro.
"Vou na contramão do que a maioria dos executivos pensa. Muitos gostam de ter no elenco 30, 35 atletas. Eu acho que 24, 25, 26 no máximo está ótimo, desde que você tenha todos os departamentos integrados. Tem a base para abastecer. O grupo está com um número bom, mas ainda podemos deixar mais enxuto", justificou.

"Quero agradecer a torcida pelas mensagens de apoio e pela confiança. Em 2016, eu vim para a montagem do plantel e do planejamento para a terceira divisão. Era necessário que o Guarani subisse e felizmente a gente conseguiu. O calendário é apertado, uma disputa forte no mercado” finalizou.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por