Goleiro Diogo Silva é um trunfo defensivo da Macaca (Marcos Ribolli)
Confiante de que o acesso se forja com esforço e trabalho incessante, a Ponte Preta busca hoje, às 19h30, confirmar a liderança da Série C do Campeonato Brasileiro contra o Brusque-SC, pela sexta rodada. Ao fim do duelo, no Majestoso, a Macaca terá completado o primeiro terço da fase classificatória. A comissão técnica comemora o equilíbrio tático e técnico mostrado até aqui, ratificado pelas vitórias fora de casa sobre Confiança, Ituano, Retrô e Anápolis.
Para o técnico Alberto Valentim, o desempenho é fruto do foco estabelecido desde a pré-temporada, em dezembro, entre Atibaia e Bragança Paulista. “Nas nossas conversas, eu não uso frases motivacionais. Não acredito nisso”, afirma. “Prefiro relembrar o que fizemos na semana, melhorar individualmente e acertar o coletivo — e é isso que temos feito.”
O treinador destaca que a meta inicial foi construir “um time com DNA definido e identidade forte, como o clube pede”. A ideia, diz, é montar “uma equipe com prazo de validade longo, não apenas enfeitar o discurso”.
Mesmo líder, Valentim não projeta facilidade contra o adversário catarinense. Em seis confrontos, são três vitórias ponte-pretanas, duas do Brusque e um empate. “É um time organizado, com ideia clara de jogo. Está bem na tabela, apesar da derrota para o ABC em casa”, analisa. “Fez bons jogos fora, como contra o Ituano, e merecia vencer o Náutico. Vamos encontrar dificuldades.”
A Macaca terá o retorno de Artur, liberado após suspensão — Danilo Barcelos corre por fora na disputa pela posição. Valentim também volta ao banco após cumprir gancho. O treinador valoriza a semana cheia de treinos: “Para nós, é o ideal. Recuperamos atletas, damos repouso a quem precisa e ajustamos detalhes”, ressalta. “Temos de tratar cada jogo como uma final.”
No Brusque, o volante Alex Paulino retorna após suspensão. O time, porém, não marca há três partidas e convive com desfalques: o zagueiro Dionatan (fadiga muscular), o volante Henrique Zen (entorse no tornozelo), o goleiro Jordan e o atacante Luizinho seguem no departamento médico.
Torcida aliada
Para a partida de hoje, contra o Brusque, a expectativa da Comissão Técnica é contar com o apoio irrestrito do torcedor, que no embate contra o Anápolis compareceu com mais de 5500 torcedores. “É impossível falar de Ponte de Preta e não lembrar do torcedor e da sua paixão. (Com o torcedor) se torna uma identidade e um time mais forte. A Ponte Preta é forte com o seu torcedor”, disse Valentim, sem esquecer experiências vividas no Majestoso. “Tivemos uma experiência ruim contra o Retrô. Sem a torcida é muito ruim”, reforçou.
Os ingressos serão comercializados nas bilheterias do estádio até o intervalo da partida. É possível também adquirir pela internet. Os ingressos custam a partir de R$ 10.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA X BRUSQUE
Ponte Preta: Diogo Silva; Maguinho, Emerson Santos, Wanderson, Danilo Barcelos (Artur); Lucas Cândido, Dudu; Elvis, Serginho; Jean Dias e Jonas Toró (Jeh).
Técnico: Alberto Valentim
Brusque: Matheus Nogueira; Mateus Pivô, Éverton Alemão, Jhan Pool Torres, Alex Ruan; Jean Mangabeira, Alex Paulino; Paulinho Moccelin, Biel (Thomaz), Guilherme Pira; Pollero.
Técnico: Filipe Gouveia
Juiz: José Mendonça da Silva Junior (PR)
Horário: 19h30
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram