Raphael Veiga e Hulk são protagonistas do jogo dos líderes do Brasileirão (Cesar Greco e Pedro Souza)
Palmeiras e Atlético-MG se enfrentam neste domingo, às 16h, no Allianz Parque, pela nona rodada do Brasileirão-2022. O duelo, que tem sido tratado como uma decisão por conta da disputa da liderança, tem um ingrediente especial: os desfalques e retornos que cercam ambas as equipes. O Verdão vem mais prejudicado pela Data Fifa, enquanto o Galo tem suas baixas, mas em número menor.
O Palmeiras é o atual líder do Campeonato Brasileiro, o dono da melhor defesa (5 gols sofridos), e ostenta a maior invencibilidade (7 confrontos, ao lado do Internacional) e a maior sequência de vitórias (3).
Na temporada, está invicto há 14 partidas (11 vitórias e três empates) – esta já é a maior sequência de invencibilidade da era Abel Ferreira e a maior desde os 20 jogos sem derrotas sob comando de Vanderlei Luxemburgo, entre julho e outubro de 2020; é também a maior série invicta vigente entre todos os times que disputam a Série A, seguida pelas de Internacional e São Paulo, ambos com 12.
Embora os dois times tenham atletas nos departamentos médicos, a grande influência para essas baixas é a Data Fifa, que tirou cinco atletas do Alviverde e dois do Alvinegro. A equipe paulista, como os números mostram, acabou sendo a mais atingida pelas convocações.
No Palmeiras, Weverton e Danilo estão com Seleção Brasileira, enquanto Gustavo Gómez está com a seleção paraguaia, Kuscevic com a seleção chilena e Atuesta com a seleção colombiana. São três titulares absolutos e dois reservas que poderiam suprir a ausência de dois dos outros três convocados.
Por outro lado, Abel Ferreijá conta com retorno do zagueiro Luan, que ficou afastado por quatro meses por contusão.
,Já no Atlético-MG, a Data Fifa tem um impacto menor na escalação de Turco Mohamed. Apenas Guilherme Arana, na Seleção Brasileira, e Diego Godín, na seleção uruguaia, estão ausentes. Sendo que apenas o lateral-esquerdo é um titular absoluto. Junior Alonso pediu dispensa da seleção paraguaia e vai reforçar a equipe atleticana.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X ATLÉTICO MG
PALMEIRAS: Marcelo Lomba; Marcos Rocha, Luan, Murilo e Piquerez; Gabriel Menino, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Gustavo Scarpa e Rony
Técnico: Abel Ferreira
ATLÉTICO MG: Everson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Rubens; Allan, Jair e Nacho; Ademir, Eduardo Sasha e Hulk.
Técnico: Turco Mohamed
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires, também de Goiás, e Bruno Boschilla, do Paraná.
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, (RN
Campeonato Brasileiro
Local: Allianz Parque
Data: 05/06/22
Horário: 16 horas