Adversário de hoje, o Novorizontino, é comandado por Eduardo Baptista
Elvis temchance de retornar hoje ao time titular (Mrcos Ribolli)
Com um interesse que vai além das quatro linhas e com duas equipes com objetivos de protagonismo na Série B do Campeonato Brasileiro, Ponte Preta e Novorizontino se enfrentam hoje, às 17 horas, no estádio Moisés Lucarelli, em partida válida pela décima rodada da competição. Com nove pontos ganhos, a Macaca reconhece que o jogo é vital para viabilizar uma reação que proporcione um aumento da distância para a zona do rebaixamento e o começo de uma caminhada rumo ao acesso.
Nelsinho Baptista estreou com vitória sobre o CRB por 4 a 2 e perdeu para o América- MG por 2 a 0. No entanto, o técnico nunca perdeu o discurso de que era preciso buscar alvos positivos e melhorar a produtividade jogo após jogo. O que ele não contava era encontrar agora o filho Eduardo Baptista como adversário. Um cenário que no início do Século era inimaginável. Eduardo Baptista era integrante da comissão técnica de Nelsinho Baptista, responsável pela campanha da Macaca nos anos de 2000 e 2001, quando a equipe alcançou as semifinais da Copa do Brasil e do Campeonato Paulista.
Os dois estiveram juntos na campanha que levou o Sport-PE a conquista da Copa do Brasil de 2008. A separação profissional ocorreu em 2012, quando Nelsinho continuou seu trabalho no futebol japonês, no Kashiwa Reysol e depois no Visel Kobe enquanto Eduardo Baptista teve sua primeira oportunidade no Sport-PE.
O jogo para Eduardo Baptista é emblemático, pois representa mais uma etapa de reconstrução de sua carreira. Após 2018, o ex-treinador da Ponte Preta, que finalizou a campanha de rebaixamento da Macaca em 2017 e não teve passagens bem sucedidas em clubes como Coritiba, Sport, Vila Nova e CSA.
A nova virada ocorreu a partir de 2021, quando Baptista ficou duas temporadas no Mirassol. Após trabalhos em Juventude-RS e Atlético-GO, ele conseguiu ser bem-sucedido no Novorizontino, em que atua desde 2023.
Seus melhores resultados foram o vice-campeonato da Série A-2 e terminou na quinta colocação da Série do ano passado com 63 pontos, um ponto atrás do último promovido, o Atlético-GO.
O próprio Eduardo Baptista admite que a preparação para o confronto terá que ser especial. “Para mim é bastante especial. Você estar lado a lado em um campo de jogo, onde eu cresci e admirando meu pai sempre, como jogador e treinador”, disse Eduardo Baptista, pronto para enaltecer aquele que é seu mestre. “O Nelsinho não é qualquer treinador. É um cara que tem uma leitura de jogo fantástica, muda o jogo muito rápido dentro da partida, então a preparação tem que ser maior que o normal”, disse o treinador do Novorizontino.
Eduardo Baptista admite, no entanto, que para esta partida o dialogo entre pai e filho ficou em segundo plano. “Para mim é muito especial, mas cada um vai defender o seu dentro de campo.”, destacou.
Sobre as escalações das duas equipes, Nelsinho Baptista não terá a presença de Jeh, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Existe a possibilidade de Elvis começar o jogo entre os titulares.
No Novorizontino, a novidade é o retorno do zagueiro titular Renato Palma, que volta após cumprir suspensão contra o Santos.
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA x NOVORIZONTINO
PONTE PRETA: Pedro Rocha, Igor Inocêncio, Joílson, Sérgio Raphael (Castro) e Gabriel Risso; Emerson Santos, Dudu Vieira, Ramon
(Emerson) e Elvis; Matheus Régis e Gabriel Novaes. Técnico: Nelsinho Baptista.
NOVORIZONTINO: Jordi; Luisão, Rafael Donato, Renato Palm; Paulo Vitor (Rodrigo Soares), Geovane, Marlon e Reverson; Lucca, Fabrício, Daniel e Neto Pessoa. Técnico: Eduardo Baptista
Juiz: Kleber Ariel Gonçalves da Silva
Horário: 17 Horas
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas
Siga o perfil do Correio Popular no Instagram.