EMBALADA

Na fuga do Z-4, Ponte Preta visita o Criciúma

Macaca aposta em retrospecto como visitante para abrir vantagem

Júlio Nascimento
14/07/2022 às 20:56.
Atualizado em 15/07/2022 às 08:47
Fábio Sanches aposta em histórico recente como vantagem pontepretana na busca de melhores resultados (Diego Almeida/Pontepress)

Fábio Sanches aposta em histórico recente como vantagem pontepretana na busca de melhores resultados (Diego Almeida/Pontepress)

Embalado por uma importante vitória contra o CSA na última rodada, a Ponte Preta volta aos gramados às 19h nessa sexta-feira, diante do Criciúma, no Heriberto Hulse, em Santa Catarina, pela 18ª rodada da Série B. Os campineiros têm grandes chances de abrir uma vantagem considerável de três pontos para a zona de rebaixamento em caso de votória.

Primeiro fora da degola, a Ponte Preta entra na partida tendo disputado 17 jogos e somando 18 pontos. A equipe de Hélio dos Anjos somou quatro vitórias, mas não conseguiu emplacar uma sequência positiva na temporada. Já o Tigre faz campanha surpreendente e briga na parte de cima da tabela, com 23 pontos na sétima colocação. Se vencer, pode colar no G-4.

Mesmo sabendo das dificuldades esperadas em Santa Catarina, a Macaca vem de boas partidas como visitante. Dos últimos quatro jogos perdeu apenas para o líder Cruzeiro em Belo Horizonte. Nas outras partidas empatou com o Vila Nova, além de ter vencido Ituano e CSA.

“Estamos cada vez mais adaptados ao trabalho do Hélio. Ele sempre pede para que a nossa postura seja da mesma forma atuando dentro ou fora de casa. Sabemos que não adianta a gente apenas se defender sem ter atitude porque os resultados não vão chegar. Acredito que dessa forma vamos conseguir realizar boas partidas”, explica o zagueiro Fábio Sanches.

"Conseguimos uma vitória muito importante contra o CSA que gerou confiança para o grupo. Sabemos que o Criciúma é muito forte dentro do estádio deles e estão com uma grande campanha. Mas mostramos nos últimos jogos que podemos enfrentar todos os adversários e vai ser um jogo bem disputado", completou.

O sistema defensivo é uma das armas da Macaca. Nos últimos quatro jogos, a equipe sofreu apenas um gol. Foram três empates e uma vitória. 50% de aproveitamento dos pontos disputados. No entanto, Hélio dos Anjos não conta com o zagueiro Thiago Oliveira, que recebeu o terceiro amarelo no último jogo. Já os volantes Léo Naldi e Felipe Amaral, desfalques em Maceió, ficam à disposição.

Se o esquema com três zagueiros for mantido, Artur deve ser improvisado mais uma vez no setor, como na partida contra o Tombense. Neste cenário, Jean Carlos faz a lateral-esquerda. Recém-promovido ao profissional, Luanderson também é alternativa.

Boa fase

Mas, além da solidez defensiva, a busca por resultados passa também pela fase do artilheiro Lucca. O camisa 10 marcou oito dos 10 gols da Ponte Preta na Série B. É o jogador com maior participação em jogadas ofensivas de toda competição. Na temporada são 14 gols dos 20 anotados pela equipe. 70% da produção pertence ao atacante.

“Eu fico feliz por estar conseguindo manter o nível de atuação. Os gols estão acontecendo, mas precisamos continuar trabalhando firme para continuar com a fase positiva”, comenta Lucca.

“Eu não estipulei nenhum número de gols e nem fiz qualquer meta. Eu sempre procuro trabalhar pensando individualmente nos jogos. Mas claro que minha expectativa era de ajudar a Ponte Preta com gols e meu foco principal é colaborar com a minha equipe em busca de resultados positivos para melhorar no campeonato”, encerrou.

FICHA TÉCNICA:

CRICIÚMA x PONTE PRETA

CRICIÚMA: Gustavo; Cristovam, Rodrigo, Kadu e Marcelo Hermes; Léo Costa (Felipe Mateus), Rômulo, Arilson e Marquinhos Gabriel; Lucas Xavier e Caio Dantas. Técnico: Cláudio Tencati

PONTE PRETA: Caíque França; Norberto, Douglas Mendes, Fábio Sanches, Artur e Jean Carlos (Luanderson); Felipe Amaral, Léo Naldi e Fessin; Nicolas (Danilo Gomes) e Lucca. Técnico: Hélio dos Anjos

Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)

Local: Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC) 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por