NOVO TÉCNICO

Marcelo Chamusca inicia trabalho no Bugre

Novo treinador do Guarani retorna ao clube após seis anos longe

Wendell Coral
22/05/2022 às 10:27.
Atualizado em 22/05/2022 às 10:27
Chamusca acompanhou o empate contra o Vasco em Manaus. Primeira coletiva está marcada para segunda-feira (Divulagação/Guarani FC)

Chamusca acompanhou o empate contra o Vasco em Manaus. Primeira coletiva está marcada para segunda-feira (Divulagação/Guarani FC)

O treinador Marcelo Chamusca, contratado durante a semana passada pelo Guarani para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro, já assumiu o comando técnico da equipe neste fim de semana.

Assistindo ao confronto contra o Vasco da Gama nas tribunas da Arena da Amazônia, o profissional retornou para a cidade de Campinas na manhã de sexta-feira e realizou a primeira atividade com o grupo no sábado (21).

Chamusca está de volta ao Estádio Brinco de Ouro da Princesa após seis anos - comandou o time do Bugre em 2016 e foi um dos responsáveis pelo acesso para a segunda divisão nacional, com viradas históricas diante do Asa de Arapiraca e sobre o ABC, na semifinal da competição.

Na ocasião, obteve um aproveitamento superior a 62%. Em 24 jogos à frente, foram 13 vitórias, seis empates e apenas cinco derrotas.

Alguns dos desafios atuais do “novo” comandante vão ser, claro, livrar o Alviverde de um rebaixamento à Série C e também fazer com que o Guarani volte a ter o equilíbrio dentro das quatro linhas.

Com oito pontos na tabela, o professor recebe das mãos do interino Ben-Hur Moreira uma equipe na porta da zona de rebaixamento e sem vencer há quatro rodadas, sendo curiosamente quatro empates.

A única vitória no campeonato foi ainda na era Daniel Paulista - o Bugre venceu o Criciúma na quarta rodada jogando sob seus domínios.

Segundo o site Footstats, especializado em estatísticas, o Alviverde é um dos times que mais criam oportunidades de gols, entretanto a bola não tem entrado. O Guarani tem, até o momento, quatro gols marcados, ocupando o segundo pior ataque da Série B, na frente somente do outro clube de Campinas, a Ponte Preta.

Esse, portanto, é mais um obstáculo que vai precisar corrigir o mais breve possível o técnico bugrino. 

“Estou muito feliz. É uma honra estar no Guarani novamente. Um clube em que tenho uma identidade muito grande e que fui extremamente contente na primeira passagem. Quando subimos para a segundona, eu falei que tínhamos acordado o gigante. Agora, falo que retorno para este gigante com a missão de realizar mais um bom trabalho e alcançar as metas traçadas para 2022”, disse Marcelo Chamusca, ao site oficial do Bugre.

Com semana cheia para trabalhar e conhecer mais os atletas que tem à disposição, Marcelo vai estrear no próximo sábado, dia 28, a partir das 19h, contra o Sampaio Corrêa, no Castelão.

Jogando fora do Brinco no brasileirão, o Alviverde tem três empates (Náutico, Tombense e Vasco da Gama) e duas derrotas (Brusque e Grêmio). Em caso de triunfo, o treinador começa recebendo confiança por parte da torcida e pode, consequentemente, distanciar a equipe campineira do Z-4.

Aos 55 anos de idade, Chamusca acumula muitas experiências profissionais e teve passagens na temporada passada pelo Botafogo e também pelo Náutico - ambos disputando a Série B.

A entrevista coletiva de apresentação do comandante acontece nesta segunda-feira, dia 23, na sala de imprensa do estádio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Correio Popular© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por