Alan Santos disputa a bola em jogo que marcou o acesso do Atlético-GO (Divulgação)
O Guarani se despediu da temporada 2023 sem conseguir mostrar reação. Com gols no segundo tempo, o time perdeu do Atlético-GO por 3 a 0, neste sábado, no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia, e completou oito jogos seguidos sem vitória na Série B do Campeonato Brasileiro. Em partida válida pela última rodada, o Bugre ainda teve dois jogadores expulsos. Com o resultado, o Bugre encerrou a competição na décima colocação, com 57 pontos.
O Atlético, por sua vez, fez a festa. A vitória garantiu a volta do time à Série A. Com 64 pontos, terminou no quarto lugar. A outra vaga que restava ficou com o Juventude, que fez 3 a 1 no Ceará, em Fortaleza, e garantiu o vice-campeonato, com 65 pontos. Ambos se juntam ao campeão Vitória (72) e ao terceiro colocado Criciúma (64), que já haviam conquistado o acesso por antecipação.
O Guarani iniciou o jogo praticamente com jogadores que foram opções de banco do meio de campo para frente durante a Série B. A exceção foi João Victor.
As ausências de Matheus Barbosa, lesionado, e Matheus Bueno, suspenso, abriram espaço para Lucas Araújo e Wenderson assumirem a função de volantes.
No ataque, Derek, também suspenso, e Bruno José, lesionado, já eram ausências certas, enquanto Bruninho nem no banco ficou, embora estivesse à disposição depois de cumprir suspensão na última rodada. Bruno Mendes também não esteve entre os relacionados. Assim, Gustavo França, Iago Teles e Pablo Thomaz formaram o setor ofensivo ao lado de João Victor. Já a defesa foi mantida com os titulares Pegorari, Diogo Mateus, Lucão e Alan Santos, além de Mayk, que retornou entre os 11 depois de cumprir suspensão.
Com a bola rolando, o jogo foi tenso. O Guarani pouco chegava ao ataque, mas conseguia dificultar as jogadas do adversário. O cenário começou a mudar aos 33’, quando Iago Teles fez falta violenta em Matheus Sales e recebeu cartão vermelho direto. Com um a mais em campo, os donos da casa passaram a empilhar chances de gols.
Aos 46’, outros dois jogadores foram expulsos, um de cada lado. João Victor e o zagueiro Alix Vinicius trocaram empurrões e foram punidos. Nos últimos sete jogos o Guarani teve cinco cartões vermelhos.
O Atlético voltou para o segundo tempo com uma alteração que se mostrou decisiva. O atacante Dodô substituiu o lateral-esquerdo Lucas Esteves e logo aos 5 abriu o placar. Após cobrança de escanteio pela esquerda de Shaylon e desvio de Baralhas, o atacante marcou de cabeça. Três minutos depois, Dodô fez a assistência para o artilheiro Gustavo Coutinho, também de cabeça, ampliar. Já nos acréscimos, Matheus Peixoto chutou de primeira e marcou o terceiro.
SAÍDA
O Guarani agora vai dedicar 100% de foco na montagem do time para a próxima temporada. O clube busca um novo profissional para comandar o departamento de futebol. Na sexta-feira, o superintendente Lucas Drubscky comunicou a diretoria que não permanecerá no cargo. Ele aceitou uma proposta do Ceará.
FICHA DO JOGO
ATLÉTICO-GO 3 X 0 GUARANI
ATLÉTICO-GO
Ronaldo; Bruno Tubarão, Luiz Felipe, Alix Vinicius e Lucas Esteves (Dodô); Matheus Sales, Baralhas (Rhaldney) e Shaylon; Kelvin (Airton), Gustavo Coutinho (Matheus Peixoto) e Luiz Fernando (Heron).
Técnico: Jair Ventura.
GUARANI
Pegorari; Diogo Mateus (Isaque), Lucão, Alan Santos e Mayk (Régis); Lucas Araújo, Wenderson (Alvariño) e Gustavo França (Bernardo); Pablo Thomaz (Lucas Silva), Iago Teles e João Victor.
Técnico: Umberto Louzer.
Gols: Coutinho aos 8 e Matheus Peixoto aos 46 do segundo tempo.
Local: Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
Árbitro: José Mendonça da Silva Junior (PR).